Início Cultura

Confira a programação para passar o Carnaval sem festa ou aglomeração

Para a data não passar em branco, há opções de exposições e eventos com transmissão online
Carnaval
Carnaval (Foto: Pixabay)

Com a pandemia, os festejos de Carnaval tiveram que adotar um novo formato em 2021. Para a data não passar em branco e para o folião relembrar o espírito de alegria da festa, uma série de eventos terá transmissões pela Internet. Também será possível conferir algumas exposições que relembram o Carnaval mostrando fantasias, estandartes e outros objetos utilizados pelos blocos. Confira algumas atrações:

“Folia de Casa”

A Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, marcará os dias momescos com a realização do Carnaval virtual “Folia de Casa”. O evento, que acontecerá na segunda e terça-feira, às 19h30, constará de atrações musicais, depoimentos, homenagens, resgates históricos e brindes.

Relembrando o “Folia de Rua”

Na Casa da Pólvora, no Centro Histórico de João Pessoa, uma exposição mostra um pouco do que é o Carnaval na cidade. É o ‘Abre Alas Cultural’, que segue até o próximo dia 28. A exposição é um resgate histórico do Carnaval de rua com a exposição de máscaras, trajes e indumentárias.

Exposição mostra estandartes dos blocos do “Folia de Rua” (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Muriçocas do Miramar

Comemorando 35 anos em 2021, o tradicional bloco de rua faz uma exposição até o fim do mês de fevereiro, na Praça de Eventos do Shopping Sul. Estão expostos todos os estandartes, bonecos e camisetas, de maneira a presentear os foliões um passeio pela linha do tempo do bloco. No mesmo local, as camisetas estarão à venda pelo preço de R$ 40, na loja Luz e Cores.

“Carnaval da Paz” em Campina Grande

A programação do “Carnaval da Paz”, evento religioso que acontece anualmente em Campina Grande, segue neste fim de semana. Vários eventos, voltados para fieis de diversas religiões, acontecem em paralelo e com transmissão online.

“Ala Ursas” na Bica

O Parque Arruda Câmara está sediando uma exposição de vestimentas e estandartes dos grupos de Ala Ursa, que desfilam todos os anos no Carnaval Tradição de João Pessoa. Os representantes dos grupos recebem os visitantes do Parque e explicam a história e o movimento das Ala Ursas. A mostra acontece até o dia 28 de fevereiro, pela manhã e à tarde, na área central do Parque.

Exposição está acontecendo na área central do parque (Foto: Secom-JP)

“Todas as Tribos” no Hotel Globo

O Hotel Globo recebe a exposição “Todas as Tribos”, com criações de grupos indígenas que são tradição no Carnaval de João Pessoa. A mostra comemora, de forma simbólica, o período festivo. A mostra exibe nove estandartes, entre eles, os das tribos indígenas campeãs de 2020 – Africanos, Tabajaras e Tupi Guarany. A visitação às exposições acontece das 8h às 17h30 e a entrada é gratuita.

Exposição na Usina Cultural Energisa

Vinte e cinco obras, entre objetos, esculturas e gravuras-objeto, integram a exposição “Área de Risco”, da artista visual Cris Peres. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta até o dia 20 de fevereiro, na Galeria de Arte da Usina, em João Pessoa.

“Pastoril Profano” com show online

Em formato diferente, online, o espetáculo “A casa do Pastoril Profano”, da Trupe de Humor PB, tem apresentação nos dias 5, 12, e 19 de fevereiro, às 20h, com ingressos à venda a R$ 10, através de pagamento pelo Pix (83) 98888-4845.

Espetáculo do Pastoril Profano acontece com transmissão online (Foto: Divulgação)

Clubes de orquestra e Ala Ursas no Paço

Sem o tradicional desfile das ala ursas e dos clubes de orquestras em razão da pandemia da Covid-19, as fantasias e estandartes deixam as ruas e passam a compor a exposição ‘Paço do Frevo e das Ala Ursas’. A exposição segue até o dia 28 de fevereiro, das 8h às 17h, de segunda a sábado, no hall do Paço Municipal, no Centro da Capital. 

Samba e memória no Casarão 34

O Casarão 34, localizado no Centro Histórico da cidade, traz a exposição ‘Casarão – Samba e Memória’, buscando mostrar um pouco da história das escolas de samba do Carnaval Tradição de João Pessoa. No espaço, será apresentada a produção artística das escolas Independente de Mandacaru, Malandros do Morro, Pavão de Ouro, Império do Samba e Unidos do Roger, que foi a campeã do Carnaval de 2020. A exposição segue até o dia 28 de fevereiro, das 8h às 17h, de segunda a sábado.

Exposição mostra fantasias e resgata história das escolas de samba de João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.