Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Defensoria pede suspensão de duas seleções da UEPB

A Defensoria Pública da Paraíba pediu na Justiça a suspensão de dois processos seletivos de emprego na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As seleções são para  42 vagas de agente de portaria e para 20 de analistas desenvolvedores de sistema Os defensores Marcel Joffily e José Alípio Bezerra de Melo entraram com uma ação civil pública em relação aos dois editais da seletiva, por não terem cotas raciais, e um mandado de segurança, referente à falta de reserva de vagas para candidatos com deficiência física concorrerem às oportunidades no cargo de analista.

Segundo Marcel Joffily, a Defensoria procurou a Reitoria da UEPB para tratar sobre o assunto, no dia 17 de abril, e deu um prazo de 10 dias para que a instituição desse um retorno. Como não houve resposta, conforme relatou o defensor, foi necessário se recorrer à Justiça.

“Sempre procuramos resolver primeiro as coisas administrativamente. Entrei em contato por telefone, falei com a secretária do reitor Rangel Júnior e ela confirmou o recebimento de um ofício nosso, no qual requisitamos informações, e indicou que encaminharia para apreciação dele, mas, após o prazo que estabelecemos, não obtivemos uma posição da Reitoria”, contou Joffily, que revelou que a Justiça, caso acate o pedido da Defensoria, poderá arbitrar uma multa à UEPB, dentre outras sanções cabíveis.

Os pedidos de suspensão foram encaminhados para a 1ª Vara da Fazenda, mas, até o fechamento desta matéria, não haviam sido apreciados pelo juiz responsável.

A redação do Portal Correio tentou falar com o reitor Rangel Júnior e com a assessoria de imprensa da UEPB, mas não foi possível se estabelecer contato.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.