Moeda: Clima: Marés:
Início Cultura

FCJA encerra Semana Nacional de Arquivo com homenagem a Milton Paiva

Primeiro presidente da Fundação, professor e escritor completaria 100 anos nesta quarta-feira (7)
Milton Paiva
Milton Paiva (Foto: Divulgação)

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) encerra a participação na 7ª Semana Nacional de Arquivo, realizada pelo Arquivo Nacional, nesta quarta-feira (7), às 9h, com uma mesa-redonda, em homenagem ao seu primeiro presidente, o professor e escritor Milton Ferreira Paiva, que completaria 100 anos na mesma data.

A mesa-redonda, que vai acontecer no auditório da FCJA, em João Pessoa, tem como título “Milton Paiva 100 anos: uma vida dedicada à Educação”, com mediação do atual presidente, Fernando Moura, e participação de Marília Paiva (filha do homenageado) Neroaldo Pontes (UFPB) e Socorro Aragão (UFPB).

A escolha da homenagem a Milton Paiva, segundo a gerente executiva do Arquivo da FCJA, professora Lúcia Guerra, não é apenas pela coincidência da data do centenário, mas, sobretudo pela sua história de vida.

“Professor Milton Paiva, além de primeiro presidente, foi aquele que pensou e implantou a Fundação Casa de José Américo, este espaço de cultura que abriga Biblioteca, Museu e Arquivo. Então, ele foi um dos idealizadores de como viabilizar a Fundação como recanto de guarda, preservação e de acesso à documentação”, relata Lúcia.

Inicialmente, começou pelo arquivo do patrono José Américo de Almeida, segundo ela, mas outros arquivos foram se agregando, na gestão de Milton Paiva que, como desbravador, ampliou para escritores contemporâneos e, assim, fomentou a vertente fundamental arquivística.

O homenageado

Milton Ferreira de Paiva, paraibano de Pilar, nasceu em 7 de junho de 1923. Era casado com Marilda Figueiredo de Paiva, com quem teve três filhas. Fez os primeiros estudos em Pilar, o curso secundário no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, formando-se em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manuel da Nóbrega, atual Universidade Católica de Pernambuco. Possuía cursos de Direito, Filosofia e Especialização em Linguística, tendo estagiado na Universidade de Coimbra, Portugal.

Primeiro Presidente da Fundação Casa de José Américo, seu mandato aconteceu de 1981 a 1984. Com um currículo muito vasto, foi o primeiro diretor do Colégio Estadual de Campina Grande, diretor do Liceu Paraibano, secretário Estadual de Educação. Na Universidade Federal da Paraíba, ocupou diversos cargos, começando como professor, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), chegando a reitor da UFPB, entre outros cargos relevantes.

Palavras Chave

CulturaJoão Pessoa
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.