O paraibano Vital do Rêgo Filho tomou posse no cargo de presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCU) na manhã desta quarta-feira (11).
A cerimônia foi realizada na sede da Corte, em Brasília (DF), e teve posse de diversas autoridades, entre elas o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
No discurso de posse, Vital afirmou que assumir o cargo era uma “honrosa responsabilidade” e destacou o trabalho feito por seus antecessores, além de afirmar estar realizando um sonho de seu pai, Antônio Vital do Rêgo.
O presidente empossado do TCU também destacou a participação de paraibanos ao longo da história da Corte, que completa 135 anos no próximo ano.
“A Paraíba tem longa tradição na contribuição a esta instituição, fornecendo algumas das figuras mais marcantes dos círculos políticos e administrativos do Brasil. Cito Pedro da Cunha Pedrosa, o romancista José Américo de Almeida, que além de ministro deste Tribunal também foi governador e ministro da Aviação e Obras Públicas. O ministro José Pereira de Lira, o ministro João de Lourenço… Vergniaud Wanderley, prefeito de Campina Grande, e João Agripino Maia Filho. Todos estes deixaram legados duradouros, que refletem a forte tradição paraibana no TCU, honrando nossa história”.
Vital substitui o ministro Bruno Dantas, que estava no cargo desde o início de 2023, e seu mandato começa em 1º de janeiro de 2025, com duração de um ano – podendo ser prorrogado por igual período.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou Assine o Canal do Portal Correio no WhatsApp