Início Notícias

Leis tornam Festa das Neves e Procissão da Penha patrimônios da PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), sancionou as leis que tornam a Festa das Neves e a Procissão da Penha, ambas de João Pessoa, patrimônio histórico, cultural e imaterial da Paraíba. A publicação consta na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial do Estado. Veja aqui nas páginas 1 e 2.

Quando eram projetos de lei, as medidas foram aprovadas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no dia 14 de agosto, sob autoria da deputada estadual Cida Ramos (PSB).

“A Festa das Neves e a Procissão de Nossa Senhora da Penha se entrelaçam com a própria história de João Pessoa. Ambos os eventos aquecem a economia local, ressaltam a religiosidade do nosso povo e reúne uma imensa quantidade de pessoas. A Procissão da Penha, por exemplo, acontece na capital paraibana há 255 anos, concentrando mais de 450 mil fiéis. São tradições que perpassam de pais para filhos, com muita devoção e fé”, pontuou a deputada, naquele dia.

No Brasil, comemora-se em 5 de agosto, o dia de Nossa Senhora das Neves. A santa é padroeira do estado da Paraíba e da Capital. Todos os anos, a Festa das Neves aglutina uma imensa quantidade de pessoas para os eventos religiosos e culturais. Essa comemoração acontece desde o século XVI. Em 2019, a padroeira foi homenageada pela 433º vez, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, construída em 1586, no Centro Histórico de João Pessoa. A festa contou com parques de diversões e barracas, montados em diferentes pontos.

Já a Procissão de Nossa Senhora da Penha é tradição há centenas de anos. A celebração acontece no último domingo do mês de novembro e conta com a participação de milhares de religiosos advindos de diversos bairros de João Pessoa e até de outras cidades e estados. Durante o percurso de 14 quilômetros, um público imenso acompanha a procissão em um ritmo intenso de oração e união.

O Santuário da Penha, que faz parte do roteiro turístico e histórico do litoral paraibano, foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) em 1980. O espaço também é muito procurado devido aos milagres atribuídos à Virgem Maria.

Esquema

Romaria da Penha (Foto: Luiz Vaz/Secom-JP)

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.