Moeda: Clima: Marés:

Quem leva o Paraibano? Veja a trajetória e a situação de Sousa e Treze, que decidem campeonato hoje

Times chegam à última partida da competição estadual com méritos, devido a campanhas ao longo das disputas
Final do Paraibano ao vivo

O Campeonato Paraibano chega ao 51º jogo, com 105 gols marcados, e termina neste sábado (8), com o encontro envolvendo Sousa e Treze, no estádio Marizão, às 16h30, na cidade de Sousa. O duelo entre Dinossauro e Galo vai apontar o campeão estadual de 2023 e será transmitido pela 98 FM Campina Grande, também pelo Youtube do Portal Correio. Assista acima.

O árbitro será Anderson Daronco (FIFA). Os sousenses precisam vencer com dois gols de vantagem, já os trezeanos jogam pelo empate.

Os dois times chegam à última partida da competição estadual com méritos, devido a campanhas ao longo das disputas. O Sousa obteve a primeira colocação, na primeira fase, enquanto o Treze conseguiu somar mais pontos na semifinal, além de ter vencido o jogo de ida da fase decisiva.

Em um campeonato de muitos empates, sendo 19 no total, vale ressaltar que a média é de 2,10 por partida, o que mostra a boa qualidade das linhas ofensivas das equipes. Nas 50 partidas concluídas até agora, foram marcados 105 gols.

O Sousa detém o melhor ataque com 20 gols, em 12 jogos. O pior ataque, com apenas seis gols, pertence ao Queimadense, em nove partidas. O Campinense teve a melhor defesa com seis gols. A pior defesa com 18 gols tomados ficou com o Auto Esporte.

Dinossauro precisa vencer com dois gols de diferença

Com a derrota de 2 a 1 no jogo de ida da fase final, para o Treze, no estádio Amigão, em Campina Grande, o Sousa passou a ter a responsabilidade de ganhar do Galo com uma vantagem de dois gols, para ser campeão direto. Caso devolva o resultado ou vença com um gol de diferença, a decisão do título será nas cobranças de pênaltis.

O treinador do Sousa, Renatinho Potiguar, se apega no retrospecto do time, que nos cinco jogos que realizou como mandantes, empatou um, perdeu outro e goleou em três oportunidades. O maior exemplo foi o último compromisso do Dinossauro, que venceu o Botafogo-PB por 5 a 1 na fase semifinal, quando obteve a classificação na decisão do título.

Segundo o regulamento, a fase final é composta por dois clubes distribuídos em um grupo, que se enfrentarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha, na soma dos pontos da 1ª fase classificatória e 2ª fase dentre os finalistas, tendo a única vantagem de realizar o segundo jogo como mandante para definir o campeão.

Galo joga pelo empate para ser campeão

O assunto vantagem não foi alimentado durante os treinos da semana, no estádio Presidente Vargas. O treinador do time alvinegro, William de Mattia, garante que sua equipe está pronta para buscar mais uma vitória, para conseguir o grande objetivo. Segundo o técnico do Galo, todo o elenco está conscientizado de lutar para levar o clube ao título de campeão de 2023.

Jogo de ida da final do Paraibano 2023, no Amigão, em Campina Grande (Foto: Cedida por Jeferson Araújo/Sistema Correio em Campina Grande)

O comandante do elenco alvinegro considera que, mesmo com a vantagem de poder ser campeão com o empate, o time do Galo precisa entrar focado na vitória, jogando como sempre atuou. “Temos de entrar em campo pensando em vencer. É assim que nosso time está atuando em todas as partidas”.

O Treze foca ainda no título para conseguir os benefícios apontados pelo regulamento. “Os clubes campeão e vice-campeão terão vagas asseguradas na Copa do Brasil de 2024”. Além disso, reza o regulamento que “o clube campeão terá vaga assegurada na Copa do Nordeste de 2024”.

Briga pela artilharia do certame

Outro ingrediente envolvido na decisão entre Sousa e Treze é a briga pela artilharia do Campeonato Paraibano de 2023, com Luiz Henrique com cinco gols do lado dos sousenses e Yamada com quatro gols, defendendo as cores dos alvinegros.

Os goleadores do Treze são o meia Yamada, que marcou quatro gols com a camisa preto e branco. Depois, aparecem os atacantes Vitão, Caio Vieira, Felipinho e o lateral-esquerdo Jhonathan Moc, todos com dois gols. Os zagueiros Geninho, Saulo e o meia Edmundo marcaram um gol cada. O Galo marcou 15 gols.

Além do Sousa ter somado mais pontos ao longo do certame, também tem um artilheiro, o atacante Luiz Henrique, com cinco gols. O meia Daniel Costa e os atacantes Carlos Vitor e Arthur marcaram dois gols cada. Depois têm Guilherme Lucena, Breno César, Rodrigo Poty e Lucas Lourenço. Marcelo Duarte e Histone, todos com um gol, cada. O Sousa marcou 20 gols.

Terceiro jogo entre os dois times em 2023

Os confrontos entre Sousa e Treze nos últimos anos têm sido marcados por rivalidade. Na atual temporada, as duas equipes se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. Na primeira fase, o Sousa venceu por 1 a 0, com gol de Daniel Costa cobrando pênalti.

Foto: Divulgação/Treze

Aliás, neste jogo, o árbitro Wagner Reway marcou duas penalidades contra o Treze, que foram contestadas pelos dirigentes do Galo. O goleiro do Treze, Ryan, pegou uma delas. O presidente do Treze, Arthur Bolinha, deu declarações fortes protestando a arbitragem. Wagner Reway foi afastado das escalações depois desse jogo.

Na partida passada, disputada no estádio Amigão, em Campina Grande, o Treze venceu por 2 a 1, com gols de Vitão e Edmundo. O gol sousense foi marcado por Histone. Essa foi a partida de ida, na fase final da competição estadual, que garantiu o direito do Galo jogar pelo empate neste sábado (8).

Segundo título em 13 anos

Os dois times voltam a decidir o título estadual depois de 13 anos. Treze e Sousa decidiram a taça de campeão paraibano na temporada de 2009, com o jogo final sendo disputado no estádio Amigão, em Campina Grande, com um público de 17 mil. O Sousa venceu por 2 a 1 e conquistou o título, como visitante.

Agora, 13 anos depois, Galo e Dinossauro voltam a duelar valendo o troféu de campeão estadual. Sendo que, desta vez, o local será o estádio Marizão, com o time sousense mandando o jogo e o alvinegro na condição de visitante, encarando a temperatura do Sertão e a pressão do torcedor do Sousa.

Arbitragem

Mesmo com os dirigentes de Sousa e Treze concordando que nos dois jogos de decisão a arbitragem seria paraibana, a Federação Paraibana de Futebol, aceitou trazer o árbitro Anderson Daronco para comandar a partida final do Campeonato Estadual, entre Sousa e Treze.

O encontro será disputado sábado no estádio Marizão, às 16h30, na cidade de Sousa. Alessandro Álvaro Rocha de Matos (CBF-BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (CBF-MS) serão os assistentes.

A arbitragem de fora da Paraíba foi solicitada pelo Sousa, de acordo com informações, as despesas chegam a cerca de R$ 45 mil.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.