Moeda: Clima: Marés:

Sabadão do Imposto de Renda do Unipê ajuda contribuintes em JP 

Projeto realizará atendimentos gratuitos no dia 28 de maio (sábado)

A Receita Federal do Brasil receberá só até o dia 31 de maio a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). E para quem não sabe como declarar ou ainda não fez a entrega, o curso de Ciências Contábeis Unipê fará a edição deste ano do projeto Sabadão do Imposto de Renda neste dia 28 de maio. A ação é gratuita e servirá para ajudar os contribuintes com o preenchimento e a entrega da Declaração. 

Os atendimentos acontecerão no NAF Unipê, localizado na avenida João Machado, nº 515, Centro de João Pessoa. As consultorias serão feitas por mais de 20 estudantes do curso com a supervisão de docentes, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O serviço é gratuito, mas é necessário que os contribuintes doem 3kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados às comunidades necessitadas do município. 

Coordenador do projeto, o Prof. Me. Paulo César diz que a ação busca ajudar a população e, consequentemente, contribui no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do curso. “Nossos alunos receberam treinamentos para a realização deste projeto e é uma oportunidade para que eles coloquem em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula”, avalia. 

Para participar, leve os seguintes documentos: 

– Cópia da última declaração e recibo; 

– Comprovante de rendimentos recebidos de fontes pagadoras;  

– Recibos das despesas pagas (médicas, instrução, etc.);  

– Extratos das contas bancárias – conta corrente e aplicações; 

– Comprovantes das variações patrimoniais; 

– Comprovantes das doações realizadas (aquelas permitidas pela legislação);  

– E gastos relacionados no Livro caixa, quando for o caso. 

IRPF 2022 

Uma das principais novidades para este ano são a possibilidade de baixar do portal e-Cac a declaração pré-preenchida em plataformas diversas (on-line, celulares, tablets e ainda para uso no programa gerador da declaração). Ela possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais obtidas por declarações repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias à Receita. “Uma outra novidade será o pagamento do imposto e o recebimento da restituição através do sistema PIX”, finaliza Paulo César. 

A importância de declarar o IRPF está em cumprir com as exigências legais. Do contrário, quem deixa para enviar a Declaração após o prazo final ficará sujeito ao pagamento de multa (de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros de mora). Em caso de erros no procedimento, o prazo para retificar a declaração é de até 5 anos. E se houver alguma pendência após esse período, o contribuinte deverá procurar a Receita Federal. 

Serviço 

Sabadão do Imposto de Renda   

Atendimentos: de acordo com a ordem de chegada  

Dia: 28 de maio 

Horário: das 8h às 12 e das 13h às 17h  

Local: Sede do NAF Unipê, na Av. João Machado, nº 515, no Centro de João Pessoa

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.