Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Senado discute liberação de orientação partidária em votação sobre mais vagas na Câmara

Proposta que amplia 513 para 531 cadeiras tem impacto estimado de R$ 64 milhões; Senado deve votar projeto semana que vem
Texto está pronto para votação no plenário (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado – 03/09/2024)

projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531 enfrenta resistência entre senadores e deve levar a um cenário de “bancadas liberadas” — quando cada político vota de forma livre, sem uma recomendação partidária.

Esse caminho, conforme apurou o R7, é indicado por uma das maiores bancadas da Casa. Sob reserva, parlamentares consideram que a proposta é polêmica e poderá provocar desgaste junto às bases eleitorais. Por outro lado, senadores de estados que podem ser beneficiados com o aumento de cadeiras defendem a proposta.

Quem não apoia o projeto teme o aumento de gastos públicos e a opinião popular sobre a medida. Pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira (17) mostrou que 76% dos brasileiros se colocaram contra ampliar a quantidade de deputados federais.

O levantamento também revelou que 20% da população é a favor, enquanto 2% não sabem, e 1% considerou ser indiferente. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre 10 e 11 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp

Palavras Chave

CâmaraSenado
publicidade
© Copyright 2025. Portal Correio. Todos os direitos reservados.