Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Lula perde por 6 a 5 no STF e pode ser preso

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quarta-feira (4) habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. Os advogados tentavam mudar o entendimento firmado pela Corte em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância. O julgamento durou cerca de nove horas.

Em julho do ano passado, Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão. Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) aumentou a pena para 12 anos e um mês na ação penal do triplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.

Com a decisão, Lula perde direito ao salvo-conduto que foi concedido a ele pela Corte no dia 22 de março e impedia sua eventual prisão. Dessa forma, o juiz federal Sérgio Moro poderia determinar a prisão imediata do ex-presidente, no entanto, a medida não é automática, porque ainda está pendente de mais um recurso na segunda instância da Justiça Federal.

Em casos semelhantes na Lava Jato, o juiz determinou a prisão sem esperar comunicação do tribunal. Em outros, aguardou a deliberação dos desembargadores.

No dia 26 de março, a Oitava Turma do TRF4 negou os primeiros embargos contra a condenação e manteve a condenação de Lula, no entanto, abriu prazo para notificação da decisão até  8 de abril, fato que permite a apresentação de um novo embargo. Para que a condenação seja executada, o tribunal deve julgar os recursos e considera-lós protelatórios, autorizando Moro, titular da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pela primeira sentença de Lula, assine o mandado de prisão.

Votaram contra a concessão do habeas corpus o relator, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e a presidente, Cármen Lúcia. Gilmar Mendes, Dias Toffoli ,Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello se manifestaram contra por entenderem que a prisão só pode ocorrer após o fim de todos os recursos na própria Corte.

Comentários

Arnaldo Ribeiro ou Israel disse:

A TEORIA ATUAL DO CAOS

VIVA JESUS!

Boa-noite! queridos irmãos.

Teoria do caos consiste na ideia de que pequenas mudanças no início de um evento podem desencadear alterações drásticas, profundas e imprevisíveis ao longo do tempo. (Edward Lorenz, 1917-2008.)

Atualmente, muito se fala do caos instalado na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país e nosso planeta. Meditando sobre isso, começo a perceber que Deus permite que isso aconteça porque, infelizmente, o indivíduo só começa a se movimentar, reagir e modificar após a famosa dor, que pode ser física, moral ou material. Eu chamaria essa dor, como alguns já citaram, o caminho da cura. A dor que nos ensina a não errar nas nossas escolhas.

Todos os dias, ficamos estarrecidos com a violência que impera em nosso Estado. Dizemos: isso é o caos! Ficamos indignados com tanto desamor, descaso e incompetência de vários matizes das autoridades, pois as que têm o dever de defesa ficam engessadas pelo medo, pelo despreparo, pela indiferença, não conseguindo ir além do horizonte, que ainda não está perdido.

É a partir do caos que as grandes mudanças na Humanidade acontecem. Precisamos ter tido o conhecimento do ocorrido na Segunda Guerra Mundial e no atual Estado Islâmico, para entendermos o horror da guerra. Necessitamos presenciar tsunamis, furacões, vendavais, entre outros, para podermos praticar a solidariedade entre povos.

Necessitamos presenciar operações como Lava Jato, Calicute, entre outras, para termos a esperança de uma mudança, mesmo que pareça tardia. Quem poderia imaginar que um dia os grandes cairiam? E a eliminação da sujeira que ainda impera nas esferas superiores é questão de tempo. Muitos ainda cairão.
Verificamos, a partir desse caos, a queda das máscaras daqueles que outrora se diziam perseguidos pela ditadura, que também está contida no caos. Hoje, revelam-se loucos, defendendo ideologias e governos que mostram ser dos mais tirânicos da história; empenham-se na defesa de um socialismo hipócrita, cuja ideologia tem como finalidade transformar seres humanos em robôs com deveres e sem direitos. Afinal, um povo com barriga cheia e com pouca cultura é mais fácil ser manipulado. Usar o dinheiro do povo, para um grupo que não tinha necessidade de utilizar a Lei Rouanet, foi na realidade moeda de troca para os defenderem em praça pública, mesmo após todas as falcatruas cometidas. Afinal, isso, sim, que é golpe!

Verificamos, hoje, as ditas comunidades vendidas a grupos fascistas que ditam normas e tomam seus filhos para serem soldados do crime organizado. Pessoas de bem nessas comunidades ainda não conseguem entender que são a maioria e que poderiam mudar o rumo da história, não permitindo que eles se instalassem em seus espaços. Muitos vão me dizer: É fácil falar! Você não vive nessas comunidades! É verdade, mas lido com pessoas dessas comunidades e verifico que, se elas soubessem dos seus potenciais de mudança, tudo seria diferente. O caos ainda não as despertou, mas já estão levando uma sacudidela.

Por muito tempo me disseram que eu sofria de síndrome de Poliana, pois sempre achava que as pessoas não eram más, não eram invejosas e que tudo era azul. Comecei a levar sacolejos da vida. Comecei a perceber que dizer a verdade, ser tolerante, saber ouvir o próximo incomodava a muitos. Com isso, já fico mais cautelosa em lidar com o outro, estou exercitando a sabedoria do caos.
Mas o que este relato tem a ver com o caos?
Porque é através do caos que começamos a retirar o lodo escondido no fundo do nosso eu; começamos a transformar a inércia em ação no bem; começamos a prática da caridade; começamos a reagir às ações danosas dos governantes; e começamos a entender os desígnios de Deus, que nos mostram verdadeiramente o caminho que devemos seguir. Se soubermos olhar com os olhos de ver, temos que agradecer o caos que, por hora, estamos vivenciando. Pois, senão, estaríamos eternamente deitados em berço falsamente esplêndido. Então, que venha o caos para o vencermos e ele não se instalar mais entre nós.
Leila Cristina dos Santos Mourão
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/a-teoria-atual-do-caos/#ixzz52BSplrCm

Arnaldo Ribeiro ou Israel disse:

JULGAMEMTO DO HABEAS CORPUS DO EX-PRES. LULA

O Mundo Desperto acaba de testemunhar a vitória da JUSTIÇA sobre a INIQUIDADE, porque seis Ministros exerceram o JUÍZO para praticar o que é JUSTO; enquanto que outros cinco foram INSTRUMENTOS das leis exdrúxulas e iníquas que os mesmos fizeram agindo em detrimento do bem comum.

(IS.62.11) EIS QUE O SENHOR FEZ OUVIR ATÉ AS EXTREMIDADES DA TERRA ESTAS PALAVRAS:(JB.19.36) E ISTO ACONTECEU PARA SE CUMPRIR A ESCRITURA, (MT.2.23) POIS AO QUE TEM SE LHE DARÁ EM ABUNDÂNCIA, MAS AO QUE NÃO TEM, ATÉ O QUE TEM LHE SERÁ TIRADO.

Robson Pacheco disse:

Eu duvido muito que ele seja preso, pois depois da votação de ontem já era para a polícia federal ter ido buscar esse bandido que se faz e de anjo, no só faltava a votação de ontem?

JOAO PAULO disse:

ESPERO QUE SEJA PRESO MESMO , ELE E NORMAL IGUAL A QUALQUER UM BRASILEIRO ROUBOU CADEIA NELE , A POVO DEIXA DE IDOLATRAR ESSE CARA , NAOFEZ NADA A NAO SER ROUBAR PRA ELE , POVO BURRO ESSE POVO BRASILEIRO, ERA UM POBRE AGORA CHEIO DE DINHEIRO A ME POUPE

frederico ozanam disse:

Água mole em pedra dura…até que enfim o STF deu demonstração de seriedade. Que sirva de exemplo para essa “corja” de bandidos que só fazem nos enojar.

Leandro amigo de Diogo disse:

A justiça de Deus não falha.

Paulo disse:

Até Lula será preso. Mas Rodolpho não, o bicho é forte mesmo. Vai se librar dessa e matar de novo. BRASIIIIIIIL !!!!

tiberio lucio disse:

Será q o Brasil agora vai se ajeitar?emprego,moradia,saude :infelizmente eu acho q nao,q pena queria ter outro pensame

Carlos Soares disse:

Perca de tempo assistir isso todo mundo já sabe o que vai acontecer.na verdade nada vai terminar em pizza. Infelizmente é brasil.

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.