Moeda: Clima: Marés:
Início Legislativo

98 FM: vereadores de João Pessoa trazem projetos e se mobilizam contra violência nas escolas

Apresentação de propostas ocorre após os recentes casos de violência em unidades de ensino no país
Escolas
Foto: Divulgação

Parlamentares da Paraíba defenderam, nesta terça-feira (11), a criação de medidas que garantam segurança nas escolas do estado. A mobilização ocorre após os recentes casos de violência em unidades de ensino no país.

O vereador Tarcísio Jardim protocolou um Projeto de Lei na Câmara Municipal de João Pessoa que propõe a instituição de segurança armada nas escolas públicas da Capital.

“A gente não pode esperar que aconteça algum mal para tomar providências. O projeto que eu protocolei visa implantar um sistema de videomonitoramento e levar segurança armada para as escolas municipais, dando prioridade aos guardas metropolitanos da reserva e aos da ativa que estejam de folga. A ideia é que haja revezamento, por meio de escalas de plantão”, explica o parlamentar.

A vereadora Eliza Virginia também defende a presença de profissionais armados nas escolas, além da instalação de alarmes e câmeras de segurança. A parlamentar criticou a divulgação de falsas ameaças de ataques nas redes sociais.

“Recebi relatos de que pais não querem mandar seus filhos para as escolas porque estão com medo de ataques. Logicamente, nós sabemos que essas ameaças podem ser mentirosas, mas não podemos brincar com esse assunto. É necessário que a polícia investigue e puna os responsáveis”, diz Eliza.

O deputado estadual Luciano Cartaxo propôs a realização de um levantamento sobre riscos em todas as escolas. Para ele, as escolas possuem cenários particulares, que devem ser analisados caso a caso.

“É urgente que se faça um grande debate com propostas de políticas públicas para garantir segurança nas escolas do Brasil. O projeto que apresentei na Assembleia Legislativa tem o propósito de criar um índice de segurança nas escolas. Os gestores têm condição de fazer uma avaliação sobre cada unidade de ensino. A partir da exposição de cada realidade, será possível elaborar políticas públicas bem definidas para combater qualquer tipo de violência escolar”, pontuou.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.