Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

Pandemia completa dois anos na PB, com debate sobre flexibilização do uso de máscara

Conforme o boletim mais recente da SES, a Paraíba totaliza 590.042 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios
Pandemia
Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Portal Correio acompanha diariamente os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre o coronavírus na Paraíba. O primeiro caso suspeito do novo vírus no estado, causador da Covid-19, foi notificado no dia 26 de fevereiro de 2020. O primeiro caso confirmado do patógeno ocorreu no dia 18 de março de 2020, referente a um homem de 60 anos, residente no município de João Pessoa.

Com a ampliação da vacinação desde o começo de 2021, os números começaram a cair e chegaram aos menores patamares no fim do ano passado, inclusive com dias em que as mortes estavam zeradas.

Porém, depois do dia 18 de janeiro deste ano, os casos de Covid voltaram a apresentar picos na Paraíba, passando de 1,9 mil no dia 19, de 2,2 mil no dia 22, de 3 mil no dia 26, de 4,8 mil no dia 2 de fevereiro e chegando a 8,5 mil dois dias depois. O número de mortes diárias também subiu, mas em proporções muito menores que as vistas antes da vacinação.

Na ocasião, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, atribuiu a forte alta dos números da pandemia no estado aos eventos de verão com aglomeração ocorridos em janeiro.

Com os números em alta, Governo do Estado e prefeituras publicaram novos decretos com medidas contra o coronavírus e alertaram a população sobre a importância de se vacinar. 

No mês de março de 2022, com o avanço da vacinação e a manutenção de hábitos obrigatórios como o uso de máscaras, os números de casos, mortes e internações voltaram a cair.

Um dos exemplos dessa nova realidade foi o fato de que o último paciente com Covid-19 internado no Hospital da Unimed Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, recebeu alta e deixou a unidade no último dia 11 de março. Desde a internação do primeiro paciente com a doença, em 13 de março de 2020, esta é a primeira vez que a unidade zerou esse tipo de atendimento.

Máscaras

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse ao Correio Debate, da Rede Correio Sat, que a melhora nos resultados é atribuída ao trabalho técnico da Secretaria de Saúde do Estado, baseado na Ciência, e que nunca defendeu, nesses dois anos, a utilização de medidas e remédios ineficazes contra o coronavírus.

Em meio às discussões sobre a flexibilização de máscaras, ele defendeu que o protetor continue sendo usado pela população, tendo em vista que reduz de 80% para 2% as chances de contaminação pelo coronavírus.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), disse nesta sexta-feira (18) que há uma tendência para a flexibilização no uso de máscaras, mas não deixou claro se isso realmente vai ocorrer e anunciou apenas que haverá um novo decreto com medidas mais brandas contra a pandemia.

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), desobrigou o uso de máscaras na cidade, mas uma decisão da Justiça desfez a medida e impôs a obrigatoriedade dessa proteção.

O Ministério Público da Paraíba recomenda que os gestores mantenham o uso de máscaras contra o coronavírus.

Conforme o boletim mais recente da SES, a Paraíba totaliza 590.042 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios, e 10.166 mortes.

Ocupação de leitos

De acordo com a última atualização dos dados da pandemia na Paraíba, a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 19%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 20%. Em Campina Grande, estão ocupados 11% dos leitos de UTI adulto e, no Sertão, 21% dos leitos de UTI para adultos. Ao todo, 86 pacientes estão internados nas unidades de referência para Covid-19.

Vacinação

Foi registrado no Sistema de Informação SI-PNI a aplicação de 8.113.552 doses. Até o momento, 3.424.523 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (84,37% do total) e 3.139.090 completaram os esquemas vacinais, o que representa 77,34% da população total do estado.

Do total de vacinados com o esquema primário completo, 3.055.057 tomaram as duas doses e 84.033 utilizaram imunizante de dose única.

Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 36.207 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 1.513.725 doses de reforço na população com idade a partir de 18 anos.

A Paraíba já distribuiu um total de 8.792.926 doses de vacina aos municípios.

Gráficos

Veja abaixo gráficos dinâmicos que mostram todos os detalhes da evolução do vírus na Paraíba, com atualizações feitas a partir de divulgações diárias da SES. Arraste a seta sobre as imagens para ver os dados.

Palavras Chave

Pandemia
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.