Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Venezuelanos terão acesso a cursos gratuitos na Paraíba

Imigrantes venezuelanos na Paraíba passarão a ter cursos profissionalizantes gratuitos para que seja encurtado o caminho deles até o mercado de trabalho. A previsão é que os primeiros cursos já sejam ofertados a partir de março.

Leia também:

O projeto é do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), em parceria com diversos órgãos, instituições públicas e privadas, empresas locais e organizações da sociedade civil organizada.

O projeto

Intitulado ‘Venezuelanos Refugiados na Paraíba: capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho sob a ótica da dignidade humana nas relações laborais’, o projeto tem por objetivo a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho paraibano, por meio de parcerias interinstitucionais e ações de promoção social.

Serão ministrados cursos relacionados ao melhor aprimoramento do idioma português, assim como conhecimentos gerais sobre cidadania e história, cultura brasileira e paraibana como forma de proporcionar uma inserção mais completa na sociedade, além de capacitação profissional e sua colocação no mercado de trabalho.

Perfil e cadastro

Um levantamento detalhado dos venezuelanos que estão na Paraíba será feito para traçar um perfil deles (quais as áreas de interesse, nível de escolaridade, formação, idade etc.), para ser formado um cadastro e serem direcionados para os cursos mais adequados e com maior possibilidade de absorção pelo mercado local.

Desde 2018, a Paraíba já recebeu aproximadamente 250 imigrantes venezuelanos. O primeiro grupo (com 44 imigrantes) chegou ao estado no dia 3 de julho de 2018, vindo de Roraima. Ele foi acolhido pela Pastoral do Imigrante em abrigos no município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, e em Campina Grande.

Posteriormente, cerca de mais 100 venezuelanos vieram para a Paraíba e foram acolhidos pela organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS, na capital paraibana.

Parceiros

Participaram do projeto Sine-PB, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, Sistema ‘S’ (Senac, Sesc e Senar), Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência do Trabalho no Estado da Paraíba, das Aldeias Infantis SOS, da Fundação Cidade Viva, da Pastoral do Migrante/Casa do Migrante e da Embaixada de Negócios.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.