Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Soda cáustica: Cagepa vai recorrer da multa de R$ 12 milhões

Embora especialistas, associações de moradores e até o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) afirmem que houve danos sérios ao meio ambiente provocados pelo despejo de soda cáustica ocorrido após vazamento no Rio Gramame, no município do Conde, na Grande João Pessoa, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) permanece negando essas consequências. Diante disso, em nota enviada à imprensa, o órgão afirma que vai recorrer da decisão que o condenou ao pagamento de uma multa no valor de R$ 12,5 milhões.

Veja também:

A punição foi aplicada pelo Ibama que, em laudo técnico, comprovou que peixes estão morrendo no rio por conta do vazamento da soda cáustica. O Instituto requereu, inclusive, providências urgentes da Cagepa para evitar um possível segundo vazamento.

Veja a nota da Cagepa na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito do auto de infração expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), referente ao rompimento de um tanque cilíndrico que armazenava hidróxido de sódio utilizado no tratamento da água produzida na Estação de Tratamento de Gramame, a Companhia de Água Esgotos da Paraíba (Cagepa) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1)      A Cagepa irá recorrer da medida, inclusive a instâncias superiores, se necessário.

2)    A água distribuída, a partir da Estação de Tratamento de Gramame, em nenhum momento foi afetada com o acidente, descartando, assim, qualquer possibilidade de prejuízos ao consumo humano.

3)      Desde o dia último 10, ou seja, um dia após o acidente na Estação de Tratamento, os testes realizados pela Gerência de Controle de Qualidade da Cagepa mostraram que o PH da água do Rio Gramame se encontrava dentro dos padrões permitidos para o convívio da fauna aquática;

4)   Por fim, a Cagepa informa que já adotou todos procedimentos administrativos necessários para apurar as causas do acidente e os possíveis responsáveis.

A DIRETORIA

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.