Moeda: Clima: Marés:

Fim da pandemia, Reforma Tributária aprovada, Paraíba no topo dos esportes; Relembre os melhores momentos de 2023

Ano também ficou marcado por mudanças importantes na política brasileira, anúncio de projetos importantes para a Paraíba e pelo eclipse solar anular
Assuntos de grande repercussão em 2023 (Foto: Reprodução / Vitória Barbara)

O ano de 2023 vai ficar marcado por muitas mudanças na Paraíba, no Brasil e no mundo. Durante o ano, o Portal Correio noticiou assuntos como mudanças na política e economia brasileira, mostrou que o mundo pôde, enfim, respirar um pouco mais aliviado com o “começo do fim” da pandemia de Covid-19, além de registrar o eclipse solar anular no estado, um dos fenômenos astronômicos mais raros.

Veja, abaixo, alguns assuntos de grande repercussão neste ano:

Mudança de comando no Planalto
Lula
Lula se mostrou contrário aos ataques e repudiou o ato nas redes sociais (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República entre 2003 e 2010, tomou posse para seu terceiro mandato como chefe do Executivo em 1º de janeiro. 

Na posse, Lula destacou a retomada do programa Bolsa Família e deixou aos brasileiros uma mensagem de esperança e reconstrução.

Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
OMS decreta fim da emergência por Covid-19
Isolamento, Coronavírus
Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação/OMS

Pouco mais de três anos após decretar estado de pandemia por conta da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde decidiu pelo fim da emergência sanitária pela doença no dia 5 de maio deste ano.

A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) da Covid-19 estava em vigor desde 30 de janeiro de 2020 e o termo é considerado o mais alto nível de alerta da OMS em relação a uma doença.

O fim da emergência sanitária é o primeiro passo para o fim definitivo da pandemia, que ainda não ocorreu. Até o momento, a Covid-19 matou 10.588 pessoas na Paraíba.

Após décadas de debate, Reforma Tributária é aprovada
Aprovação Reforma Tributária
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A emenda constitucional da Reforma Tributária foi promulgada pelo Congresso Nacional no último dia 20 de dezembro, após mais de 30 anos de discussão no Parlamento.

A principal mudança da Reforma é a criação de um Imposto de Valor Agregado (IVA), que evita que os impostos sejam tributados várias vezes ao longo da cadeia de produção. As novas alíquotas serão implementadas totalmente em 2033.

A mudança na tributação de produtos e serviços vai impactar diretamente na forma de consumo dos brasileiros.

“Ponte do Futuro” na Paraíba

Um projeto ventilado por anos no estado enfim deve sair do papel: a ponte que liga Cabedelo a Lucena, que foi apresentada no último dia 11 de dezembro pelo Governo do Estado.

O projeto, que deve ter investimentos de R$ 500 milhões, deve a construção da ponte deve descongestionar o trecho da BR-230 que vai de Cabedelo até Santa Rita, além de reduzir o tempo de viagem de quem fará o trajeto de Cabedelo à Lucena por via rodoviária.

https://youtu.be/kr54TTM3n1k
Paraíba brilha nos esportes paralímpicos

Os representantes paraibanos deram show nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago (Chile). 

A delegação paraibana contou com 26 atletas e membros de comissões técnicas nas modalidades de futebol de cegos, taekwondo, goalball, atletismo, halterofilismo, badminton, basquete cadeira de rodas, rugby, judô e natação. Os representantes da Paraíba levaram 14 medalhas, sendo oito de ouro, cinco de prata e uma de bronze.

Os destaques ficaram por conta de Petrucio Ferreira e Silvana Fernandes. No atletismo, Petrucio conquistou o tricampeonato Parapan-Americano nos 100 m T47. E no taekwondo, Silvana também levou o ouro na categoria até 57 kg e se sagrou bicampeã da modalidade.

Silvana Fernandes levou o ouro no taekwondo (Foto: Alessandra Cabral/CPB)
Olhos voltados para o Sol

A Paraíba foi um dos lugares com a melhor visualização do eclipse solar anular. A curiosidade pelo evento levou os paraibanos a procurarem óculos de proteção e até telescópios para observar o fenômeno raro, que deve se repetir apenas em 2045.

(Foto: Divulgação/NASA)

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

Palavras Chave

Retrospectiva 2023
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.