Moeda: Clima: Marés:
Início Justiça

Justiça determina retorno do prefeito de São Mamede ao cargo

Gestor, que estava afastado desde agosto deste ano, era o principal alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga desvio de recursos em processos licitatórios no Sertão da Paraíba
Prefeito de São Mamede Umberto Jefferson
Gestor estava afastado do cargo desde agosto deste ano (Foto: Reprodução)

A ministra Daniela Teixeira, da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou, nesta sexta-feira (01) a volta do prefeito afastado de São Mamede, Umberto Jefferson (União Brasil). O gestor estava afastado do cargo desde agosto deste ano.

A Justiça também suspendeu todas as medidas cautelares que haviam sido decretadas contra o prefeito, que era o principal alvo da segunda fase da Operação Festa no Terreiro. Umberto foi preso em agosto deste ano e solto 11 dias depois por determinação do STJ.

Relembre o caso

Por meio das investigações do Ministério Público da Paraíba juntamente com a Polícia Federal, Umberto Jefferson foi apontado como o líder de uma organização criminosa responsável por desviar recursos em processos licitatórios nas cidades de Patos e São Mamede, no Sertão da Paraíba.

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo cinco em Patos e um em São Mamede. Além disso, quatro mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça. Foi também determinado o afastamento de dois servidores de seus cargos públicos.

O promotor e coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), Octávio Paulo Neto, disse, em entrevista ao programa Correio Debate, da Rede Correio Sat, que não descarta a possibilidade de novas fases da operação.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.