Início Notícias

Operação Famintos e acidente com canoa: os fatos da semana

A Polícia Federal deflagrou, em Campina Grande, em conjunto com a Controladoria-Geral da União e com o Ministério Público Federal, a Fase 3 da Operação Famintos, com objetivo de combater fraudes envolvendo ilícitos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Um acidente com uma canoa no interior do estado deixou três pessoas mortas. Esses foram alguns dos fatos da semana, no Portal Correio. Relembre a seguir.

Segunda-feira

A possibilidade de fechamento de comarcas na Paraíba voltou à tona após o Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário da Paraíba (Sintaj-PB) afirmar que o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vem terminando estudos para fechar 16 comarcas em diversas regiões. A expectativa é de que a medida seja apreciada pelo Pleno do Tribunal até o fim do ano.

Em muitos locais, as paradas de ônibus não têm abrigos ou eles são precários (Foto: Assuero Lima/Jornal CORREIO)

Os bairros mais afastados do Centro de João Pessoa vivem à margem das regras urbanísticas, sem direito à qualidade de vida, sem infraestrutura para o trânsito. Faltam consciência cidadã e civilidade, essenciais à mobilidade urbana de qualquer cidade ou bairro. Ruas sem calçamento, poucas linhas de ônibus, atrasos, coletivos em más condições. Há bairros onde o transporte público não passa nas ruas “por dentro”, aumentando o percurso do usuário até a parada que, por sua vez, não tem cobertura.

Motorista e passageiro do veículo fugiram do local (Foto: Reprodução/TV Correio)

Um carro supostamente fora de controle invadiu uma calçada e atropelou cinco pessoas da mesma família (casal de adultos e três crianças), na cidade de Areia, no Brejo da Paraíba, a 130 km de João Pessoa. A mãe, de 34 anos, e um menino, de dez, não resistiram aos ferimentos e morreram.

Terça-feira

Prefeito Romero Rodrigues (Foto: Hiran Barbosa/98 FM Campina Grande)

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), anunciou a exoneração de todos os cargos comissionados da administração municipal, para reestruturação administrativa. Quando anunciou as mudanças na gestão, ele havia dito que não pretendia promover “demissão em massa”.

Quarta-feira

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá como foco conhecimentos objetivos. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a preocupação do Ministério da Educação (MEC) será selecionar os melhores alunos para ocupar as vagas no ensino superior.

Crises convulsivas, dificuldade para respirar e se alimentar e músculos frágeis são sinais que podem caracterizar a hiperglicinemia não-cetótica, uma doença genética rara que afeta recém-nascidos. Estudos apontam que, no mundo, a prevalência é de um caso em cada 250 mil nascimentos.

Sede do IBGE (Foto: Google Street View)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para seleção com 1.343 vagas para os cargos de Coordenador Censitário Subárea (CCS) e 1.315 vagas para Agente Censitário Operacional (ACO). São 63 vagas para a Paraíba, distribuídas em 31 cidades, e os cargos são de nível médio, com remunerações de até R$ 3,1 mil.

Um homem de 38 anos morreu após se engasgar com um pedaço de fígado cru, em João Pessoa. A vítima morava no Valentina, na Zona Sul da Capital.

Conforme apuração da TV Correio, Jandilson Lourenço de Sousa havia consumido bebidas alcoólicas e, ao chegar à casa onde morava, à noite, foi preparar comida na cozinha. Enquanto brincava com a esposa, ele disse que tinha condições de comer o pedaço de fígado cru e quando o fez, acabou engasgado.

Barragem São José, em Monteiro (Foto: Google Street View/Rildo Maciel)

O corpo do pescador José Adeílton dos Santos, de 48 anos, foi encontrado preso à pedras no fundo da barragem São José, que fica na Zona Rural de Monteiro, município do Cariri paraibano, a 301 quilômetros de João Pessoa. José Adeílton foi uma das três vítimas que morreram após uma canoa virar dentro do manancial.

A Paraíba gerou 6.770 novos empregos com carteira assinada no mês de agosto, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Câmara Municipal de João Pessoa (Foto: Divulgação)

O pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) entendeu que o vereador Marcílio Pedro Siqueira Ferreira (PMN), conhecido como Marcílio do HBE, deve assumir a vaga deixada por Eduardo Carneiro (PRTB), que renunciou ao mandato de vereador por ter sido eleito deputado estadual em 2018.

Fundação Casa de José Américo. (Foto: Arquivo)

Seis cidades da Paraíba estão na rota de programação da 13ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 23 e 29 de setembro. A edição deste ano reúne 848 museus participantes em todo o Brasil e na Paraíba, inclui Areia, Cabaceiras, João Pessoa, Patos, Prata e Santarém.

Quinta-feira

O Congresso Nacional decidiu, em sessão, manter o veto do presidente Jair Bolsonaro à franquia de bagagens despachadas no transporte aéreo de passageiros. Para o veto ser derrubado eram necessários 257 votos contrários, mas faltaram dez votos. Foram 247 votos contrários ao veto e 187 favoráveis. Com isso, as empresas aéreas poderão continuar cobrando pela bagagem despachada.

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Augusto Aras como novo procurador-geral da República. O decreto com a nomeação foi publicado edição extra do Diário Oficial da União.

O plenário do Senado também aprovou a indicação de Aras 68 votos a favor, 10 contrários e uma abstenção. Era a última etapa que faltava para que o subprocurador-geral estivesse apto a assumir o cargo, para um mandato de dois anos.

Imagem ilustrativa. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Lançado em maio deste ano, o programa ‘Saúde na Hora’, do Ministério da Saúde, tem o intuito de ampliar o horário de atendimento, com repasses mensais, à população dos serviços de saúde da Atenção Primária. Na Paraíba, a cidade de Campina Grande é a primeira a participar do programa.

Sede da PF em Campina Grande (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou em Campina Grande em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Ministério Público Federal (MPF), a ‘Operação Famintos’ – Fase 3, com objetivo de combater fraudes em licitações, superfaturamento de contratos administrativos, corrupção e organização criminosa envolvendo ilícitos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na cidade.

PF investiga crimes contra os Correios (Foto: Kelsen Fernandes/Fotos Públicas)

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou duas operações contra crimes que atingiram os Correios. São elas a ‘Pacificação III’, que tem o objetivo de aprofundar as investigações envolvendo organização criminosa responsável por praticar assaltos contra agências dos Correios no Estado da Paraíba; e a ‘Vindicta’, que investiga um suspeito de ter participado de arrombamento a um centro de distribuição dos Correios em João Pessoa.

Lar do Garoto, em Lagoa Seca (Foto: Chico Martins/Jornal Correio)

Três réus foram condenados a uma pena de 164 anos e seis meses de reclusão pela morte de sete internos em rebelião ocorrida em junho de 2017 do Centro Socioeducativo Lar do Garoto, em Lagoa Seca, na Região Metropolitana de Campina Grande.

A menina de seis anos que está entre as vítimas de um atropelamento em Areia (PB), no dia 22 deste mês, teve a morte cerebral confirmada pelo Hospital de Trauma de Campina Grande, onde ela está internada.

A criança foi hospitalizada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva Infantil (UTI) do Trauma logo depois de ser socorrida, junto com mais duas pessoas.

Sexta-feira

PB se encontra com 89,51% de cobertura vacinal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde informou que já recebeu um total de 166 notificações de sarampo na Paraíba. Destas, oito foram confirmadas (quatro em João Pessoa, uma em Barra de São Miguel, uma em Bayeux, uma em Santa Rita e uma em Santa Cecília).

A entrega dos imóveis do Complexo Residencial Aluízio Campos, em Campina Grande, foi adiada para o dia 25 de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito Romero Rodrigues (PSD), no Instagram, nessa sexta-feira (27).

Um vigilante particular foi preso suspeito de estuprar e engravidar a própria filha, uma jovem de 16 anos. Conforme a Polícia Civil, o caso ocorreu em Pombal, no Sertão da Paraíba, e a jovem relatou que era abusada desde os 12 anos de idade.

Um incêndio de grandes proporções já consumiu pelo menos uma área de cinco hectares, equivalentes a sete campos de futebol, da Serra Preta, que fica no município de Mãe D’Água, Sertão do estado, a 352 quilômetros de João Pessoa. O fogo ocorre desde domingo (22) e vem sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros, mas segue sem controle e já atingiu três sítios.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.