Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Réveillon 2020 e Operação Natal Luz: os fatos da semana

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou a programação do Réveillon 2020 e atração principal será o cantor Mano Walter. Onze vereadores e um contador da Câmara Municipal de Santa Rita foram detidos suspeitos de desvio de dinheiro público. Esses foram alguns dos assuntos que foram destaque nessa semana, entre segunda (4) e sexta-feira (8), no Portal Correio. Relembre a seguir.

Segunda-feira

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou o terceiro aumento da tarifa de trens, da série de reajustes que vão acontecer até 2020. O novo reajuste está valendo desde o último dia 3. Em João Pessoa a mudança entrou em vigor no dia 4.

Os serviços de registro de veículos estão suspensos a partir do dia 4 de novembro no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). A medida foi tomada para ajustes do sistema tecnológico a ser utilizado na implantação do padrão Mercosul de emplacamento. Segundo nota do Detran-PB, as placas passam a vigorar a partir do dia 11 deste mês.

Litoral Paraibano

Monitoramento é feito com drones e equipes que atuam em solo e no mar (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Ao comentar o resultado das análises feitas até o dia 29 de outubro, o superintende de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), Aníbal Peixoto Neto, disse que nenhuma das praias do estado tem manchas de óleo. “Todas estão livres de óleo. Quanto ao material recolhido pelas nossas equipes (400 kg), se tratava de areia oleada, ou seja, só uma parte era de óleo”, afirmou.

A casa da vereadora Dedeta (PSD), da cidade de Bayeux, na Grande João Pessoa, foi invadida por dois criminosos encapuzados. Segundo informações da TV Correio, a parlamentar, que reside no bairro do Sesi, foi mantida refém junto a familiares que também se encontravam no local. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos invadiram a casa pulando o muro e quebrando cadeados.

Mano Walter

Mano Walter faz show principal do Réveillon de João Pessoa (Foto: Reprodução/Facebook/Mano Walter)

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou que o Réveillon 2020 terá como atração principal o cantor Mano Walter. A virada do ano terá mais três shows musicais, ainda não anunciados, e 10 minutos de queima de fogos.

Uma criança de dois anos de idade foi internada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, após ingerir uma moeda de R$ 0,50. Segundo a assessoria de imprensa da instituição de saúde, o fato ocorreu há sete dias na cidade de Frei Martinho, no Curimataú paraibano, a 193 km de João Pessoa.

Terça-feira

As rádios 98 FM e MIX FM – ambas do Sistema Correio de Comunicação – ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope. Todos os programas jornalísticos da 98 FM foram vencedores. Na parte musical, o destaque ficou com As Músicas da Fé, apresentado por Elson Júnior, que registrou o maior número de ouvintes por minuto. São mais 41 mil pessoas acompanhando o programa.

Várias equipes da Polícia Federal (PF) cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão e medidas de sequestro de bens por determinação do Supremo Tribunal Federal, em relação à investigação em curso na Corte. Segundo noticiou o site da revista Veja, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, foi um dos alvos. Além do paraibano, estiveram na mira da ação os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM).

O governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou o boletim epidemiológico de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, denominadas arboviroses. De acordo com o documento, até a 42ª semana – de 1º de janeiro a 31 de outubro – foram notificados 17.149 casos prováveis de dengue, representando um aumento de 67%, comparado ao mesmo período de 2018. O boletim alerta para situação de risco de surto de dengue em 18 municípios paraibanos.

Onze vereadores e um contador da Câmara Municipal de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, foram detidos na Operação Natal Luz, que investiga desvio de dinheiro público para benefício próprio. Eles são suspeitos de terem forjado um congresso na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, e aproveitado a viagem para curtir com familiares. As investigações são do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

Prédio do TRF5

Prédio do TRF5 (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) reconheceu, por unanimidade, o direito a duas indenizações, a título de reparação econômica e por danos morais, para o filho da líder sindical rural Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, por motivo exclusivamente político na região de Alagoa Grande. O filho de Margarida receberá R$ 181.720,00, a título de reparação econômica.

Prefeituras de três municípios da Paraíba são alvos de investigação por parte do Ministério Público Federal. Os inquéritos civis foram publicados no Diário Eletrônico do MPF, e vai investigar supostos casos de corrupção cometidos por gestores de Bayeux, Curral de Cima e Juru.

“Não vamos deixar de alimentar os moradores de rua, porque, na verdade, era para a Prefeitura de João Pessoa fazer o que a gente faz”. A fala em tom de indignação é de Massilon da Silva Ramos, coordenador da pastoral da pessoa em situação de rua da Arquidiocese da Paraíba. A declaração foi dada após a PMJP interromper a distribuição de sopas à população de rua, organizada pela pastoral da Catedral de Nossa Senhora das Neves.

Quarta-feira

Polícia Militar

Polícia Militar terá reforço de 464 profissionais (Foto: Divulgação)

O Diário Oficial do Estado trouxe a convocação de 521 aprovados em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba. Os selecionados deverão realizar pré-matrícula entre os dias 18 e 20 de novembro, conforme distribuição estabelecida no Diário Oficial.

O Governo do Estado instaurou um Procedimento de Investigação Preliminar (PIP) para investigar clubes de futebol e entidades desportivas que tenham recebido recursos públicos nos últimos anos por meio do Programa Gol de Placa.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial, o PIP é sigiloso e não possui caráter punitivo, mas obrigatoriamente antecede um Processo Administrativo de Responsabilização. Este segundo, sim, poderá culminar em punições contra os clubes e associações.

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o projeto de lei 812/2019, de autoria da deputada Estela Bezerra, que obriga os estabelecimentos comerciais e organizações públicas a utilizarem canudos e copos fabricados com produtos biodegradáveis na Paraíba.

Já estão abertas as inscrições para o concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de dezembro, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Na Paraíba, há 21 vagas disponíveis, além de formação de cadastro de reserva para as áreas médica, assistencial e administrativa.

O governo federal quer reduzir o número de cidades existentes no país, ao propor ao Congresso uma regra que prevê a fusão de municípios. De acordo com a proposta entregue pelo presidente Jair Bolsonaro aos parlamentares, municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo município vizinho.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), promulgou a Lei 11.943/2019, que trata da organização e fiscalização, por parte do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), do Serviço de Transporte Público Complementar na Paraíba (STPC-PB).

A assinatura da Lei ocorreu no Plenário José Mariz e contou com a participação dos parlamentares e motoristas de transportes alternativos.

Quinta-feira

Bancada federal

Bancada federal e prefeito se reuniram com ministro Gustavo Canuto (Foto: Edinho Magalhães)

A bancada federal da Paraíba acompanhou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), em reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar das obras de contenção da barreira do Cabo Branco. Expectativa é de que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), libere recursos.

Presos em flagrante na ‘Operação Natal Luz’, 11 vereadores de Santa Rita e o contador da Câmara Municipal da cidade passaram por audiências de custódia, conduzidas pela juíza Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa, no Fórum Criminal Juiz João Navarro Filho, também em Santa Rita. Somadas, as audiências tiveram mais de sete horas de duração. A magistrada decidiu pela liberação dos 12 custodiados após a busca e apreensão de todos os computadores da Casa Legislativa.

Servidores municipais de João Pessoa devem realizar, até o dia 29 de novembro, atualização cadastral. O procedimento também é necessário aos aposentados, pensionistas, comissionados e prestadores de serviço. Conforme portaria publicada no Semanário Oficial do Município, quem não regularizar a situação pode ficar sem receber sua remuneração de dezembro.

Concurso

Concurso oferecerá oportunidades para níveis médio, técnico e superior (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A Prefeitura Municipal de Cabedelo divulgou a quantidade final de vagas para concurso público, que deve ter edital lançado ainda neste ano. Serão oferecidas 276 vagas nos níveis médio, técnico e superior. O processo licitatório na modalidade pregão presencial para selecionar a organizadora do certame será realizado no próximo dia 20, às 9h, no anexo da prefeitura.

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia Seccional de Catolé do Rocha, no Sertão, prendeu um homem suspeito de envolvimento em explosões a bancos e carros-fortes no Sertão e de ter participado do ataque ao presídio PB 1, em João Pessoa, no ano passado.

Segundo informações do delegado Sylvio Rabelo, o preso, de 29 anos, estaria envolvido ainda na explosão de um carro-forte em Lagoa, em julho deste ano, na região de Catolé do Rocha, além de ataques a três instituições bancárias na mesma região.

Câmara Municipal de Santa Rita

Câmara Municipal de Santa Rita (Foto: Reprodução / Google Street View)

Investigadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) recolheram computadores e documentos da Câmara Municipal de Santa Rita, em continuidade a operação ‘Natal Luz’, que investiga 11 vereadores e o contador da Câmara Municipal da cidade por desvio de dinheiro público para benefício próprio.

Começam no próximo dia 18 de novembro as inscrições para o processo seletivo de admissão de 141 novos alunos para o Colégio da Polícia Militar da Paraíba Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM). A seleção destina-se ao preenchimento das vagas referentes ao período letivo de 2020. E o processo seletivo foi divulgado no Diário Oficial do Estado.

Sexta-feira

Bando da Caixa

Caixa (Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Caixa inicia uma nova etapa do calendário de pagamentos do Saque Imediato do FGTS. Os trabalhadores nascidos em abril e maio poderão realizar o saque de até R$ 500 de cada conta ativa ou inativa do FGTS. Mais de 8,8 milhões de pessoas serão alcançadas nessa nova fase, com liberação de aproximadamente R$ 3,4 bilhões.

Transposição do Rio São Francisco

Transposição do Rio São Francisco (Foto: Divulgação/MPF)

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPPB) recomendaram à Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que, mediante devido monitoramento da barragem de Cacimba Nova, em Custódia, Pernambuco, libere água proveniente do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), eixo leste, para o canal de Monteiro, Borborema da Paraíba. A recomendação estabelece que a vazão de água não deve ser inferior a 0,8m³/s, visando garantir a mínima segurança hídrica à população do Cariri paraibano (alto curso do Rio Paraíba).

protetor solar

Consumidor deve ficar atento aos preços (Foto: Arquivo/Jornal Correio/ Rafael Passos)

O Procon-JP realizou pesquisa de preços de protetor solar e encontrou a maior diferença para a mesma marca e quantidade de R$ 36 no Sundown FPS 60 350 ml, com preços entre R$ 50,99 e R$ 86,99.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.