Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Vídeos e fotos resumem o dia de problemas com chuvas em JP

Alagamento em diversas ruas e avenidas, semáforos desligados, cratera engolindo carro, atraso na circulação de linhas de ônibus e paralisação da circulação de trens. Esse é o balanço da chuva que foi registrada entre a noite dessa terça-feira (12) e esta quarta-feira (13) em João Pessoa.

Conforme balanços do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), até a tarde desta quarta foram contabilizados cerca de 100 milímetros (mm) de chuva na Capital, o equivalente a toda a chuva esperada para o mês de fevereiro.

Leia também: Bombeiros resgatam famílias após casas serem inundadas

As ocorrências relacionadas à chuva começaram logo cedo, com ruas e avenidas praticamente intransitáveis e agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) organizando o tráfego.

https://www.youtube.com/watch?v=JE0OeNTGZp0

Porém, mesmo em locais onde a circulação de carros não estava com grande fluxo, houve problemas. Em um cruzamento da Rua Antônio Rabelo Júnior com a Avenida Epitácio Pessoa, o acúmulo de água quase cobriu diversos carros.

Já na Avenida Rio grande do Sul, no Bairro dos Estados, uma cratera se abriu e engoliu um veículo. Não houve feridos, mas parte da avenida ficará bloqueada até segunda-feira (18) para trabalho da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

https://www.youtube.com/watch?v=oihqRG0FrOc

No bairro da Torre, dois homens usaram um caiaque para se locomover em uma rua que estava completamente alagada.

Além dos problemas de tráfego em diversos locais, a circulação de ônibus e trens urbanos também foi afetada parcialmente e prejudicou a população da Grande João Pessoa.

Famílias resgatadas

No Planalto da Boa Esperança, no Valentina Figueiredo, na Zona Sul de João Pessoa, os bombeiros resgataram três pessoas que estavam ilhadas, além de um animal. Eles eram moradores de duas residências do local, que foram inundadas pelo volume das precipitações. Todos estavam bem e foram orientados a irem para casa de parentes e as residências foram trancadas.

Em outro ponto, na Rua Cordeiro Senior, no Varadouro, também na Capital, houve alagamentos e as águas entraram em residências, sendo solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros para retirar alguns moradores. As equipes orientaram diversos moradores a sair do local, por causa do risco de desabamentos.

No bairro do Miramar, na Rua Doutor Henrique Paiva, houve alagamentos e alguns veículos chegaram a ser carregados pelas chuvas, mas os motoristas conseguiram sair em tempo. Os bombeiros foram até o local, mas não foi necessário fazer nenhum atendimento.

Árvores

Uma árvore caiu sobre uma residência no Alto da Boa Vista, em Bayeux, na região metropolitana, atingido a cozinha da casa, mas não houve vítimas. Os bombeiros realizaram a poda no local.

O serviço de poda também foi feito em árvores que ameaçavam cair no Roger, no bairro de Mangabeira e no Jardim Veneza – esta última ao lado de uma Unidade de Saúde da Família.  Já na avenida Valdemar Galdino Nazeazeno, no Geisel,  a guarnição fez o corte e a retirada de uma árvore que que caiu e obstruiu  a via. Todo o efetivo do Batalhão de Busca e Salvamento da capital, especializado nesse tipo de serviço, está de sobreaviso por 24 horas para atender as ocorrências relacionadas às chuvas.

Emergências

Em caso de emergências com as chuvas, como alagamentos e deslizamentos, os telefones que podem ser acionados 24 horas são: Defesa Civil estadual (199), Defesa Civil de João Pessoa (0800 285 9020) e Corpo de Bombeiros (193).

Defesa Civil de JP relata ‘normalidade’

Enquanto os Bombeiros registraram problemas e famílias em situação de risco, a Defesa Civil de João Pessoa informou ao longo do dia que não houve ocorrências graves com famílias na Capital.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, até o início desta tarde, não foi registrada nenhuma ocorrência pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e, desde as 14h, todos os pontos de alagamento já estavam voltando à normalidade.

“Redobramos a atenção nesta quarta-feira em virtude das chuvas que tiveram volume superior ao que havíamos sido alertados pelos órgãos de monitoramento da meteorologia e conseguimos dar respostas em tempo hábil para toda a população”, disse o corrdenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela.

Chuva em outros locais

Além da Capital, a Aesa informou que outros 42 municípios paraibanos também registraram chuva: Jacaraú (46,4 mm), São Sebastião de Lagoa de Roça (46,1mm), Baía da Traição (42,2 mm) e Mataraca (34,6 mm). O ranking das cidades com maiores índices pluviométricos durante o mês de fevereiro tem Nova Floresta (351,1 mm) na liderança, seguida por Lagoa (291,7 mm), Rio tinto (243,5 mm), Monte Horebe (235,2 mm) e Poço de José de Moura (232,6 mm).

Já em Campina Grande também houve registro de chuva, mas de maneira mais maneira moderada. Foram 24,6 milímetros durante a manhã desta quarta (13), conforme dados da Aesa.

https://www.youtube.com/watch?v=5wBZ8UUaeHQ

Previsão

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alertou para fortes chuvas nas próximas 72h. De acordo com o órgão, ocorrerão pancadas de chuva que, localmente, poderão ser intensas e acompanhadas de rajadas de vento, ainda nesta quarta-feira (13).

De acordo com o meteorologista Danilo Cabral, da Aesa, nesta quinta-feira (14), as chuvas de intensidade moderada a forte poderão se estender, de forma mais localizada, nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral da Paraíba.

 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.