Início Notícias

Suspeita de coronavírus na Paraíba é o destaque da semana

Um homem de 59 anos apresentou sintomas suspeitos para o novo coronavírus na Paraíba. ele foi internado em João Pessoa, mas exames comprovaram que ele não tem o novo vírus. A Arquidiocese do estado pediu que os fiéis evitem cumprimentos na hora das missas e que a comunhão não seja feita direto na boca, mas apenas pelas mãos. Em João Pessoa, acusados de matar o radialista Ivanildo Viana, em 2015, foram absolvidos por júri popular. Confira abaixo esses e outros fatos que tiveram destaque nessa semana.

Segunda-feira

Um vigilante de 24 anos morreu ao ser atingido com 27 facadas no último domingo (23), em uma área rural de Santa Rita, entre Cruz do Espírito Santo e João Pessoa, na região metropolitana. O corpo dele foi achado em Santa Rita com as marcas de facadas e a moto dele foi roubada. Apesar das características de latrocínio, a Polícia Civil investiga o caso.

Vigilante

Jeferson Vieira seguia de Cruz do Espírito Santo para trabalhar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Terça-feira

As agremiações campeãs do Carnaval Tradição de João Pessoa foram conhecidas na manhã dessa terça-feira (25) durante apuração realizada na Avenida Duarte da Silveira, Centro da Capital. Na categoria Escola de Samba, a Unidos do Roger se consagrou bicampeã com um enredo que homenageou a ativista Fernanda Benvenutty, que morreu no início do mês.

Confronto

Armas de suspeitos foram apreendidas (Foto: Divulgação)

Cinco pessoas, com idade entre 18 e 37 anos, foram presas, na madrugada nessa terça-feira de carnaval (25), após confronto com o Batalhão de Operações Policiais (Bope), na comunidade Cangote do Urubu, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. Todos os presos já tinham passagens pela polícia por tráfico de drogas, roubos e homicídios. Eles seriam integrantes de um bando responsável por tiroteios que vinham acontecendo na Capital.

Quarta-feira

O Ministério da Saúde confirmou, nessa quarta (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19).

Um brasileiro de 61 anos testou positivo para infecção pelo novo coronavírus, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Este é o primeiro caso confirmado da doença no Brasil. No estado, além do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) também é unidade de referência para atendimento de casos suspeitos, sendo este último para pacientes da pediatria.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) foi notificada na última terça-feira (25) sobre o primeiro caso suspeito para o novo coronavírus na Paraíba. Trata-se de um homem de 59 anos, com histórico de viagem à Itália entre 14 e 23 de fevereiro, chegando ao Brasil na segunda, 24 de fevereiro, em voo internacional com destino a Recife (PE). Ainda durante a viagem o homem, que reside em João Pessoa, apresentou sintomas como tosse, febre e coriza.

A folia acabou e na quarta-feira de cinzas (26), a Igreja Católica iniciou o Tempo da Quaresma, um período de quarenta dias em que os religiosos fazem reflexões, jejum, penitência e oração em preparação para a Páscoa. Em alusão à data, as igrejas tiveram celebrações programadas ao longo de todo o dia.

Trauminha

Trauminha (Foto: Reprodução/ Google Street View)

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) suspendeu a seleção com 824 vagas para o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (CHMGTB), o Ortotrauma ou Trauminha. A medida atende uma determinação da Justiça após entidades profissionais do estado questionarem os salários oferecidos no edital.

O desembargador Ricardo Vital de Almeida, relator da Operação Calvário no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), determinou nessa quarta-feira (26) o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-secretário de Planejamento do Estado, Waldson Dias de Souza, bem como o recolhimento domiciliar noturno, no endereço residencial, das 20h até as 5h. As mesmas medidas serão aplicadas aos investigados Denise Krummenaur Pahim e José Arthur Viana Teixeira.

O Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, na sexta-feira (21), edital de seleção para cursos de violão de seis cordas, bandolim, cavaquinho e violão de sete cordas coletivo. São ofertadas 128 vagas.

Quinta-feira

Feirão Limpa Nome

Iniciativa do Serasa para quitar dívidas vai até 31 de março (Foto: USP Imagens/Fotos Públicas)

Começou nessa quinta-feira (27) o Feirão Limpa Nome do Serasa. A iniciativa que termina no dia 31 de março é uma oportunidade para ajudar consumidores com contas atrasadas a negociar e quitar suas dívidas. De acordo com o Serasa, os descontos podem chegar a até 98%. Participam do Feirão mais de 30 empresas, entre companhias telefônicas, bancos e lojas.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do consumidor alerta as pessoas que compraram passagens, contrataram hospedagem ou pacotes para países com casos confirmados do coronavírus têm o direito de fazer o cancelamento sem ônus ou negociar a remarcação com o pagamento de multas no menor valor possível.

O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, pediu que os fiéis evitem cumprimentos na hora das missas e que a comunhão não seja feita direto na boca, mas apenas pelas mãos. Em entrevista à Rede Correio Sat, nessa quinta-feira (27), ele disse que a ideia ajuda a evitar contágio de qualquer enfermidade.

Arquidiocese, Missas

Arquidiocese da Paraíba (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) determinou nessa quinta-feira (27), a suspensão das obras do Parque Ecológico Sanhauá, localizado na comunidade do Porto do Capim, em João Pessoa. A decisão foi assinada pelo juiz federal João Pereira de Andrade Filho, após uma ação civil pública, ingressada pelo Ministério Público Federal (MPF).

A Escola Municipal Chico Xavier, localizada no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa, é a única da Paraíba a integrar o programa de escolas cívico-militares. A relação das instituições contempladas para receber o modelo de gestão educacional cívico-militar foi divulgada na última quarta-feira (26) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Pedido de impeachment

João Azevêdo (Foto: Divulgação)

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Adriano Galdino, determinou, com base em parecer da Procuradoria Jurídica da Casa Epitácio Pessoa, o arquivamento do pedido de impeachment contra o governador do Estado, João Azevêdo, e a vice-governadora Lígia Feliciano.

Sexta-feira

Para combater as fake news (notícias falsas) sobre o coronavírus, o Ministério da Saúde listou uma relação de notícias que foram compartilhadas nas redes sociais e explica quais delas são verdadeiras ou falsas. O objetivo é combater a desinformação e esclarecer a população sobre o que realmente interessa acerca do novo vírus.

Ivanildo Viana

Ivanildo Viana (Foto: Reprodução/Facebook)

Os sete acusados de matar o radialista Ivanildo Viana, em 2015, foram absolvidos por júri popular, após 15 horas de sessão no 1º Tribunal do Júri da Comarca de João Pessoa. O julgamento começou às 9h dessa quinta-feira (27) e foi presidido pelo juiz Marcos William de Oliveira.

Está descartado o novo coronavírus no paciente de 59 anos que mora em João Pessoa e apresentou sintomas suspeitos na terça-feira (25), após histórico de viagem para a Itália. Ele está internado no Hospital Clementino Fraga, na Capital, onde foi medicado e se recupera bem.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.