Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

PMs mortos e transferência de Lady: os fatos da semana

Um policial militar de Alagoas, que morava na Paraíba, foi morto ao ser confundido com um assaltante. Um cabo da Polícia Militar da Paraíba foi assassinado a tiros, por policiais do Rio Grande do Norte. A elefanta Lady será transferida para o Santuário de Elefantes Brasil. Esses foram alguns dos assuntos que foram destaque nessa semana, entre segunda (28) e sexta-feira (1º), no Portal Correio. Relembre a seguir.

Segunda-feira

João Pessoa já está com um brilho diferente e se preparando para a chegada das festas de final de ano. Foi lançada, no último dia 27, a iluminação natalina da cidade, com direito a chegada do Papai Noel junto à criançada na Lagoa do Parque Solon de Lucena.

Uma mulher foi morta a facadas, dentro do bar em que era proprietária, no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, a morte foi por causa de dívida. A comerciante teria cobrado pagamento de um cliente, que consumiu bebida alcoólica e não pagou.

A Polícia Civil da Paraíba passa a ter autonomia administrativa e financeira, a partir de uma lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).  A Lei nº 11.471 de 25 de outubro de 2019 foi anunciada pelo governador João Azevedo (PSB), pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, e pelo delegado-geral Isaías Gualberto.

Willian da Silva

Willian da Silva tinha 25 anos (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Um policial militar de Alagoas, que morava na Paraíba, foi morto ao ser confundido com um assaltante enquanto viajava de Caruaru, em Pernambuco, para Campina Grande. Willian da Silva de Farias, de 25 anos, embarcou em um transporte por aplicativo na cidade de Caruaru. Outro policial militar seguia no veículo e desconfiou que o PM seria um assaltante após vê-lo mexer na arma que estava na cintura. O PM sacou a arma e atirou em Willian, que só avisou que era policial depois de estar baleado.

Uma jovem de 16 anos foi esfaqueada 22 vezes em Pombal, no Sertão da Paraíba. O principal suspeito é o ex-namorado da vítima. A adolescente estava comemorando o aniversário de 16 anos em um bar da cidade e, na saída da festa, foi abordada por um homem que a feriu 22 vezes com golpes de faca.

Inep

Meme é do hit ‘Caneta Azul’, do cantor maranhense Manoel Gomes (Foto: Reprodução/Instagram/Inep)

O hit ‘Caneta Azul’ é contagiante, mas não pode ser a ponto de confundir na hora de cumprir as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos dias 3 e 10 de novembro. Foi se utilizando de um ‘meme’ da música tendência que o Inep alertou os estudantes na hora de levar a caneta para a prova.

A campanha Outubro Rosa para alertar sobre o câncer de mama continua. Na Paraíba, alguns locais oferecem exames de mamografia para atender a população na rede pública de saúde. Este é um dos principais métodos de prevenção ao câncer de mama, indicado para mulheres acima de 40 anos, ou mais novas que possuem algum caso da doença na família.

Depressão

Depressão é uma das principais causas do suicídio (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A rede pública de saúde de Campina Grande terá a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão, de acordo com a lei de número 7.372, sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues (PSD). A decisão saiu no Semanário Oficial de Campina Grande.

Terça-feira

Praia Cabo Branco

Orla de Cabo Branco, em João Pessoa (Foto: Nalva Figueiredo/Jornal CORREIO)

O Núcleo PB do projeto BrCidades, a partir da iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba (IAB.pb) e do Instituto Soma Brasil, divulgou uma nota contra a construção de ‘espigões’ (prédios altos) na beira-mar de João Pessoa. Uma lei estadual de 1989 proíbe construções com mais de 12,9 metros de altura, ou seja, três andares e pilotis, para prédios construídos em uma faixa de 500 metros da orla da Capital.

Portaria publicada no Diário Oficial da União cancelou a licença de 297 pescadores paraibanos inscritos no Registro Geral de Atividade Pesqueira. Também houve cancelamento de licenças de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Piauí, Roraima, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a lei estadual nº 10.519, que obriga operadoras a bloquearem, através da Identidade Internacional do Equipamento Móvel (IMEI, na sigla em inglês), aparelhos celulares roubados ou furtados em até 24h após o registro do caso na delegacia.

Asfalto de ruas

Motoristas se confundem e não conseguem identificar rapidamente a sinalização correta (Foto: Divulgação/STTP)

Vândalos estão alterando a pintura de sinalização de trânsito no asfalto de ruas de Campina Grande. A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) alerta para a confusão que o crime está causando entre motoristas.

Um dos casos mais recentes foi registrado em ruas do Jardim Paulistano, na Zona Sul, onde foram pintadas setas diferentes das que são regulares para o tráfego no local.

Um sargento do Corpo de Bombeiros foi preso em Campina Grande suspeito de sequestrar o noivo da ex-mulher. Segundo apuração da TV Correio, ele destruiu o carro da ex-mulher e teria enviado uma carta com ameaças para o atual noivo dela.

Uma mulher segurou a própria irmã para que ela fosse estuprada pelo cunhado, em Campina Grande. As informações são da TV Correio, assista acima.

O Diário Oficial da União publicou instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que estabelece excepcionalmente períodos de defeso adicionais para este ano nas atividades pesqueira nas áreas atingidas pelo óleo no Nordeste.

Alunos de uma autoescola que funciona no município de Patos, Sertão paraibano, a 317 quilômetros de João Pessoa, denunciaram o proprietário do estabelecimento por estelionato. O crime teria sido praticado após a empresa receber pagamento dos alunos e ser fechada dias depois sem a conclusão das aulas.

Um homem foi preso no município de Mamanguape, Litoral Norte paraibano, a 60 quilômetros de João Pessoa, suspeito de estuprar uma mulher no município de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte. A prisão aconteceu em uma operação conjunta entre as polícias civis da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Quarta-feira

Hospital de Trauma de Campina Grande

Hospital de Trauma de Campina Grande (Foto: Divulgação)

Uma mulher foi esfaqueada pelo ex-companheiro, em Campina Grande, no momento em que chegava ao seu local de trabalho, uma fábrica de biscoitos situada no Distrito Industrial. O homem foi detido por funcionários da empresa e está preso.

Nova placa do Mercosul

Placas terão padrão diferente do atual (Foto: Reprodução)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) informou que vai suspender serviços referentes a registro de veículos a partir do dia 4 de novembro, para ajustes do sistema tecnológico a ser utilizado na implantação do padrão Mercosul de emplacamento. Segundo nota do Detran-PB, as placas passam a vigorar a partir do dia 11 de novembro.

Um levantamento sobre a vacinação contra o sarampo divulgado, no último dia 29, pelo Ministério da Saúde, mostra que o Brasil superou a meta de vacinação com 95% de cobertura vacinal em crianças de um ano. Segundo o boletim, a Paraíba atingiu 95,25% de cobertura. Em todo o Brasil, 14 estados conseguiram atingir o índice ideal de vacinação.

Imagem detecta manca de óleo

Imagem mostra, em cor mais escura, o que seria a mancha de óleo (Foto: Divulgação/Lapis)

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) detectou a partir de satélites um padrão característico de manchas de óleo no oceano que pode explicar a origem da poluição no Litoral do Nordeste.

Elefanta Lady

MPF constatou que animal sofre maus-tratos e pode morrer (Foto: Divulgação/Secom-JP)

A elefanta Lady vai deixar o Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. A situação do animal, que estaria sofrendo maus tratos, foi resolvida em uma audiência de conciliação realizada no dia 30 de outubro , na sede da Justiça Federal na Paraíba. Em até 45 dias, o animal vai ser transferido para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), uma organização não governamental (ONG) localizada no Mato Grosso.

Senac

Senac (Foto: Divulgação)

O mês de novembro vai começar com 2 mil vagas em cursos, palestras, oficinas e workshops oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. As opções estão distribuídas nas áreas de Comércio, Gestão, Saúde, Informática, Beleza, Comunicação e Gastronomia.

O cabo da Polícia Militar da Paraíba Edmo Tavares, de 36 anos, foi assassinado a tiros, por policiais do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na cidade de Tacima, Agreste paraibano. Ambos os militares estavam sem uniformes. Segundo apuração da Polícia Civil, Edmo estava em dia de folga, em uma feira distrito de Cachoerinha, e considerou suspeita a atitude de três militares do setor de inteligência do 8º Batalhão de Nova Cruz-RN. Eles estavam no local à paisana, em operação com objetivo de capturar um foragido.

Quase 195 mil unidades consumidoras podem ser beneficiadas com descontos na conta de energia elétrica na Paraíba devido ao programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), criado pelo Governo Federal.

A iniciativa contempla residências cuja família moradora vive em situação de baixa renda  e está inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

A Caixa Econômica Federal (CEF) reduziu, pela terceira vez no ano, as taxas para aquisição da casa própria. Tiveram queda as cobranças de juros do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Em ambas modalidades, a “taxa efetiva mínima” será a soma da Taxa Referencial (TR) mais juros de 6,75% ao ano (aa) e a “taxa efetiva máxima”, a TR mais juros de 8,5% a.a. As reduções foram, respectivamente, de 0,75 ponto percentual (pp) e 1,0 pp.

Quinta-feira

Uma jovem de 24 anos foi esfaqueada pelo ex-companheiro na madrugada no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa. O crime aconteceu por volta das 2h, na Rua França Leite. A vítima está grávida de seis meses.

Um homem de 64 anos foi preso em flagrante, em João Pessoa, por abusar sexualmente de uma menina de sete anos, no bairro do Bessa. O homem tocava as partes íntimas da criança quando foi flagrado pela mãe dela, que acionou a polícia.

Um lutador de jiu-jitsu de 32 anos é suspeito de ter matado por espancamento o pedreiro Francisco Ferreira da Silva, de 43 anos, em Catolé do Rocha. O crime aconteceu no Sítio Rancho do Povo, Zona Rural do município.

De acordo com a Polícia Civil, Francisco e o suspeito pertencem a famílias rivais. O lutador de jiu-jitsu mora em Fortaleza, Ceará, e estava em Catolé do Rocha para visitar familiares.

Mandíbula impressa em 3D

Exemplo de mandíbula em 3D (Foto: Divulgação/UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inaugurou o Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), no Centro de Vivências, no campus I, em João Pessoa. O espaço vai permitir execução de tecnologia de fabricação em modelos tridimensionais (3D) de partes humanas.

 Sexta-feira

Piancó

Caso aconteceu em Piancó (Foto: Reprodução/Google Street View)

Duas mulheres, mãe e filha, foram presas após raptarem uma menina de quatro anos em Piancó, Sertão paraibano. As suspeitas e a criança foram localizadas em uma casa em Coremas, na mesma região.

No próximo dia 8 de novembro, o filme dirigido por Pattrícia de Aquino, será exibido na 3ª Mostra Nacional do Sesc no município de Paraty, no Rio de Janeiro. O curta ‘Rasga Mortalha’ teve as gravações realizadas na cidade de São Domingos do Cariri, no interior da Paraíba, em 2017, e foi produzido através do projeto ‘Revelando os Brasis’.

Petróleo nas praias

Governo diz que investigações começaram em setembro (Foto: Divulgação/Semam-JP)

A Polícia Federal deflagrou a Operação Mácula, com objetivo de investigar um navio grego suspeito de ter causado o derramamento de óleo. A embarcação grega teria atracado em 15 de julho na Venezuela, onde ficou por três dias antes de seguir a Singapura, via África do Sul.

Professores da rede pública estadual procuraram o Ministério Público Federal em João Pessoa para relatar ameaças à liberdade de cátedra (princípio que assegura a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber). Os profissionais afirmam que estão trabalhando sob pressão, acuados e temerosos pela própria integridade física.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.