Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Secom, transposição e novo ‘Mais Médicos’: os fatos da semana

O paraibano que conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima na modalidade de Taekwondo, problemas na Transposição do Rio São Francisco e a exoneração do secretário de Comunicação da Paraíba, Luís Tôrres, são alguns fatos que mais tiveram destaque nessa semana, entre segunda(29) e sexta-feira (2), no Portal Correio. Relembre a seguir.

Segunda-feira

O lutador paraibano Edival Pontes, conhecido como Netinho, subiu no topo do pódio após uma final emocionante no Ginásio Desportivo de Callao e levando  a medalha de ouro no taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima. O resultado na categoria até 68kg quebrou um jejum de 12 anos do Brasil.

As apresentações da banda Os Paralamas do Sucesso e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que serão realizadas no dia 5 de agosto em comemoração aos 434 anos da cidade de João Pessoa, acontecerão no Espaço Cultural José Lins do Rego. O novo local foi anunciado pelo governador João Azevêdo e visa ampliar a participação do público no evento.

O governador João Azevêdo participou, em Salvador, da primeira reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste). No encontro, os gestores definiram o plano de trabalho para os próximos meses e as primeiras ações que abrangem as áreas da saúde, desenvolvimento econômico e ciência, tecnologia e inovação.

Os promotores de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, que concorre à recondução no cargo, Antônio Hortêncio Rocha Neto e Francisco Bergson Formiga foram os mais votados pelos membros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e estão compondo a lista tríplice de nomeação de procurador-geral de Justiça da entidade para o biênio 2019/2021.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que ainda não foi oficialmente notificado pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre a nova vistoria e os problemas do eixo leste da transposição do São Francisco da Paraíba.

O Ministério Público Federal (MPF) encontrou problemas na estrutura das obras do eixo leste da Transposição do São Francisco na Paraíba. A vistoria técnica que identificou as falhas ocorreu nos dias 21 e 22 de julho deste ano, entre as cidades de Monteiro (PB) e Sertânia (PE), e constatou que são resultados de trabalhos mal feitos. Dentre os problemas encontrados, destacam-se falhas nos revestimentos de concreto dos canais, rachaduras, assoreamento e danos em canais de drenagem. Além disso, outros imbróglios envolvendo a obra no estado estão tirando a paciência de quem precisa de água.

Terça-feira

Há quem diga que a procrastinação não seja um auxílio para a criatividade, mas para Arielly Uchôa, estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, demorar a seguir os planos resultou na idéia de dirigir um documentário. Intitulado de ‘Sapatão’, o filme está em andamento na Rainha da Borborema e visa abordar sobre a diversidade de mulheres e as diferentes representações delas na sociedade.

A Justiça da Paraíba aceitou a denúncia formulada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra o ex-procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, que agora virou réu na Operação Calvário. A ex-servidora Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro, presa na operação, será liberada para cumprir medidas cautelares.

O menino de sete anos, que era torturado pela mãe, está internado no Hospital de Trauma de Campina Grande. Segundo a pediatra Noadja Andrade, o garoto se recupera bem, mas permanece sem previsão de receber alta.

Veículos que atendem pessoas com o transtorno do espectro autista poderão utilizar vagas de estacionamento destinadas a pessoas com necessidades especiais. É o que regulamenta a Portaria 30/19, editada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou nove contratos de adesão de Terminais de Uso Privado (TUPs), e um contrato de arrendamento no Porto de Cabedelo (PB). Segundo o ministro, a iniciativa vai garantir investimentos de mais de R$ 500 milhões e ampliar a movimentação de cargas nas regiões Norte, Sul e Nordeste.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunizações, está alertando a população para atualizar a caderneta de vacinação com a aplicação da Tríplice Viral. O alerta é para proteger a Paraíba contra o sarampo, doença que já havia sido extinta e que foi reintroduzida em alguns locais do país.

Quarta-feira

O secretário-chefe de gabinete da Prefeitura de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, recebeu alta do Hospital Sírio Libanês. A informação foi repassada e comemorada pelo irmão, o prefeito Luciano Cartaxo, em post feito nas redes sociais.

O envio da água da Transposição do Rio São Francisco para a Paraíba está comprometido desde o dia 22 de fevereiro deste ano, quando, segundo o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, teve início a recuperação da barragem de Custódia, em Cacimba Nova (PE), limitando o funcionamento de estações de bombeamento. Atualmente, de acordo com o gestor, a água não chega à Paraíba. Com isso, a Aesa faz ligações emergenciais para garantir o abastecimento de cidades do Cariri do estado.

O Sertão paraibano só vai receber água da transposição do São Francisco pelo eixo norte da obra a partir de 2021. A informação foi dada ao Portal Correio  pelo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Catão, após o Governo Federal publicar uma portaria sobre o assunto.

Quinta-feira

Mais uma etapa do concurso para quadro técnico-administrativo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi cumprida. A empresa organizadora do certame, Idecan, divulgou o resultado preliminar da aferição da veracidade da autodeclaração como pessoa negra.

A Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou o reajuste do preço do gás natural comercializado pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás). A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme o texto, serão aplicados os seguintes reajustes: 2,26% no segmento Industrial; 2,26% no segmento dos Energéticos de Baixo Valor Agregado (EBVA); e 2,19% no segmento Geração Distribuída (GD).

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, lançaram o programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o Mais Médicos, criado em 2013, no governo de Dilma Rousseff. O principal objetivo do novo programa continua sendo a interiorização de médicos pelo país, especialmente nas regiões mais remotas e desassistidas.

Dois homens foram presos suspeitos de envolvimento na morte do vereador Antônio Sobrinho, da cidade de Natuba, no Agreste da Paraíba a 243 km de João Pessoa. As prisões ocorreram através de uma operação realizada pela Polícia Civil, que deu cumprimento a mandados de prisão temporária, busca e apreensão expedidos pela comarca de Umbuzeiro.

A defesa do ex-prefeito de Cabedelo, Wellington Viana França (Leto Viana), teve negado um pedido de liminar com a finalidade de revogar a prisão preventiva decretada em decorrência da Operação Xeque-Mate. O relator do habeas corpus é o desembargador Arnóbio Alves Teodósio, que, em seu despacho destacou o não preenchimento dos requisitos necessários para o deferimento da liminar.

A Prefeitura de João Pessoa anunciou um pacote de investimentos em obras na cidade, para os 434 anos da Capital, celebrados no dia 5 de agosto. Segundo a prefeitura, serão R$ 208 milhões em ações e obras que serão inauguradas ou iniciadas. Os investimentos acontecem por toda a cidade e atendem a diversas áreas como educação, saúde, mobilidade urbana, habitação, desenvolvimento social e infraestrutura.

O jornalista Tião Lucena anunciou que vai deixar o cargo de secretário adjunto de Comunicação do Governo do Estado. Ele disse ao Correio Debate, da Rede Correio Sat que tomou a decisão após se reunir com o governador João Azevêdo, mas não deu detalhes.

Em decisão liminar, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), entendeu como irregular o comércio de ambulantes na Festa das Neves 2019, em João Pessoa, que não tenham passado pelo processo de inscrição da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Foi divulgada a programação oficial do 44º Festival de Inverno de Campina Grande (FICG), que ocorrerá de 15 a 23 de agosto de 2019. Entre os nomes principais da programação, foi confirmada a presença do cantor Lenine.

O romancista paraibano Ariano Suassuna é o homenageado da edição deste ano do projeto ‘Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba’. A abertura do projeto contou com a participação de Renata Silveira da Costa, do ‘Planos Municipais do Livro e Leitura (RJ)’.

Os beneficiários que terão acesso a moradias no complexo habitacional Aluízio Campos, em Campina Grande, já podem consultar onde vão morar. O sorteio que definiu em quais casas e apartamentos os futuros mutuários passarão a morar, a partir de outubro.

As articulações do Democratas (DEM) para as eleições de 2020 foram intensificadas e o deputado federal Efraim Morais anunciou três nomes que vão disputar candidatura nas eleições 2020. O deputado Felipe Leitão, presidente do partido em João Pessoa; o ex-deputado estadual e ex-vereador Raoni Mendes; e o próprio Efraim Filho concorrem à vaga de candidato a prefeito de João Pessoa.

“Os massacres ocorridos em prisões, como em Altamira, no Pará, quando 62 pessoas foram barbaramente assassinadas, devem ser repudiados e deixar de ocorrer nos presídios brasileiros. Esses episódios nos desonra como país, como nação. A urgência de providências é proporcional ao tamanho do problema, que se repete e choca”. A afirmação é da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e foi feita na abertura do 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em João Pessoa.

O prazo para os servidores estaduais ativos e inativos efetivos, comissionados, prestadores de serviço, aposentados e pensionistas realizarem a atualização cadastral terminou . Dos 105.474 mil servidores do Estado, 5.521 não fizeram o procedimento e vão ficar sem receber as remunerações de agosto.

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) paralise as obras do Parque Ecológico Sanhauá na área onde está situada a comunidade ribeirinha Porto do Capim, incluída a Vila Nassau, no Centro Histórico da Capital.

Sexta-feira

As chuvas que atingiram a região do Brejo paraibano nos últimos dias foram suficientes para dar recarga em alguns açudes e aliviar o racionamento de água que afetava os municípios de Solânea, Bananeiras, Belém, Caiçara, Logradouro e os distritos de Rua Nova e Cachoeirinha Braga. Um dos mananciais que voltaram a ter água foi o de Lagoa do Matias, que fica em Bananeiras.

Um libanês de 49 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município de Queimadas, Agreste paraibano. A prisão ocorreu durante uma vistoria da polícia, após o homem não ter parado o veículo que estava dirigindo depois de uma abordagem da PRF.

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a exoneração de Luís Tôrres do cargo de secretario da Comunicação Institucional. Nonato Bandeira assume a função.Luís Tôrres esteve como auxiliar de governo desde 2013. Comandou a pasta da Comunicação Institucional nos dois mandatos de Ricardo Coutinho e foi mantido pelo atual governador, João Azevêdo.

Comentários

CURSO ASSISTENTE VIRTUAL disse:

Oi! gosto muito de seus artigos, informativos e atual. Parabéns

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.