Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Coronavírus: Confira resumo de serviços paralisados e em atividade

Após quase uma semana do início das medidas de prevenção ao coronavírus, por parte dos governantes e demais autoridades da Paraíba, o Portal Correio separou todos os serviços que estão fechados, abertos ou com restrições pontuais nas principais cidades do estado. Desde serviços básicos, como educação, transporte coletivo, alimentação, segurança e saúde, até os menos essenciais, como restaurantes, shoppings, bares e demais empreendimentos comerciais.

Leia também:

Funcionalismo público

Começando pelas repartições públicas do Estado, o Governador João Azevêdo (Cidadania), determinou a suspensão do expediente presencial nas repartições públicas estaduais, inicialmente entre os dias 23 de março e 3 de abril. Já na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Prefeito Luciano Cartaxo (PV) determinou a suspendeu as atividades que não estão relacionadas ao combate ao novo coronavírus e à manutenção da cidade pelo prazo de 15 dias, começando nesta segunda-feira (23).

Serviços não essenciais

Na última sexta-feira (20), João Azevêdo já havia determinado a suspensão de todos os serviços não essenciais nas cidades com confirmação do Covid-19. No ato, foram suspensas as atividades em bancos, casas lotéricas e comércio (exceto supermercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis e outros serviços essenciais).

  • Shoppings e comércio

Ainda nas medidas sobre o comércio, em João Pessoa e Campina Grande, foram suspensas as atividades em shoppings centers até o dia 13 de abril, com prazo prorrogável. Na Capital, dois dos grandes shoppings, Manaíra e Mangabeira, já se anteciparam à recomendação e resolveram paralisar as atividades até o dia 30 de abril.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Governo da Paraíba (@govparaiba) em

Na última sexta-feira (20), também foi anunciado o fechamento do comércio em Campina Grande. Anteriormente, foi comunicado apenas uma readequação nos horários, mas depois da repercussão e seguindo orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), a PMCG optou por fechar os estabelecimentos pelo prazo igual aos shoppings.

Em Conde e Santa Rita, ambas na Região Metropolitana de João Pessoa, também foram adotadas medidas que restringem o comércio nas localidades. Em Santa Rita, o comércio local também terá restrições e só poderá estar aberto entre 7h e 13h. No entanto, a determinação não atinge supermercados, mercados, distribuidoras de gás, postos de gasolina, padarias e farmácias, assim como hospitais e instituições da área de saúde.

Já em Conde, além das medidas adotadas por Santa Rita, a prefeitura determinou a criação de uma barreira sanitária, proibindo a entrada de ônibus, vans, carros com até sete lugares e micro-ônibus para as praias e pontos turísticos.

  • Academias

Com as academias não foi diferente. Após o Conselho Regional de Educação Física (Cref-PB) recomendar o fechamento dos estabelecimentos, o Governo do Estado, a PMJP e PMCG emitiram decretos suspendendo as atividades nos locais. Em Cabedelo, a prefeitura também determinou o fechamento das academias da cidade a partir desta segunda-feira (23).

  • Esporte e cultura

Todos os eventos esportivos e culturais estão suspensos em toda a Paraíba. O Campeonato Paraibano de Futebol foi paralisado na última quarta-feira (18) sem previsão para retorno. No Brasil, atividades também seguem suspensas sem prazo definido para voltarem a funcionar.

Educação

As aulas nas escolas municipais de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo foram suspensas pelo prazo de 30 dias desde a última terça-feira (17). A mesma medida foi adotada pelo Governo do Estado para a rede estadual de ensino e nas instituições de nível superior. Para aquelas crianças que dependem das escolas para terem acesso à alimentação, através das merendas, foi adotado um regime de entrega das refeições aos alunos.

A medida também foi adotada pela rede privada de ensino. As escolas particulares da Paraíba anteciparam as férias dos estudantes para o prazo que se iniciou na última quarta-feira (18) e segue por trinta dias. A informação foi dada pelo pelo Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba.

  • Ensino superior

No ensino superior também houve alterações na grade curricular devido ao surto do novo coronavírus. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), comunicaram a suspensão das atividades acadêmicas presenciais a partir da última quarta-feira (18), até o dia 12 de abril de 2020.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também suspendeu a partir da última terça-feira (17) as aulas presenciais em todos os campi da instituição, em João Pessoa, Rio Tinto, Mamanguape, Areia e Bananeiras. A mesma medida foi adotada pelo Unipê, FPB, Uniesp, FCM, Facene/Famene, Asper e demais faculdades particulares de João Pessoa.

Judiciário

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), juntamente com o Ministério Público (MP-PB) e Defensoria Pública do Estado, suspenderam, até o dia 31 de março de 2020, em caráter excepcional, o expediente presencial em todas as unidades do Poder Judiciário, do MP e da Defensoria, determinando aos membros e servidores das instituições o regime de trabalho remoto (realizado fora de seu local de lotação) e de sobreaviso.

O mesmo vale para a Justiça Federal na Paraíba, que suspendeu, em todo o estado, todas as audiências e perícias agendadas no órgão para o período que começou na última terça-feira (17) e se estende até o dia 30 de abril, com possibilidade de prorrogação. A única atividade mantida é referente às audiências de custódia, processos de réus presos e outras demandas urgentes.

  • TRE-PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) estabeleceu o regime de plantão extraordinário até o dia 30 de abril. O atendimento presencial, coleta biométrica e prazos processuais ficarão suspensos durante o período, na forma prevista na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Emissão de passaportes

A Polícia Federal limitou o atendimento para emissão de passaportes, devido à pandemia do novo coronavírus. Mesmo quem já agendou o procedimento só será atendido caso comprove extrema necessidade, como uma prova de que irá viajar nos próximos 30 dias.

A entrega continuará sendo feita. Porém, é importante lembrar que o solicitante possui um prazo de 90 dias, a partir do dia do atendimento de solicitação, para buscar o passaporte pronto. Isso significa que não é necessário ter pressa.

Polícia Civil

A Polícia Civil da Paraíba (PCPB) ampliou o serviço da Delegacia On-line para que as pessoas não precisem sair de casa para registrar Boletim de Ocorrência (BO) e cumpram a recomendação de isolamento social a fim de conter a velocidade da transmissão do coronavírus, causador da Covid -19. A delegacia on-line está disponível no endereço eletrônico.

Defesa do consumidor

Tanto no Procon de João Pessoa, quanto no Procon Estadual, foram adotadas medidas de contenção ao novo coronavírus. Dentre elas está a suspensão das audiências até o dia 31 deste mês, em princípio, mas os prazos para apresentação de defesa e recurso continuam a correr normalmente através de email. Já no Procon Estadual, a medida não tem um prazo determinado para seu término.

Semob-JP

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) suspendeu, desde a última sexta-feira (20), o bloqueio das faixas de rolamentos para caminhada na orla dos bairros de Cabo Branco, Manaíra e Bessa, em João Pessoa, que ocorrem diariamente no período das 5h às 8h, além de suspender a ciclofaixa aos domingos e a vistoria de veículos escolares públicos.

População deve denunciar descumprimento

Com a recomendação para que as pessoas fiquem em casa, alguns ainda insistem em se aglomerar em espaços públicos, colocando em risco a saúde dos demais cidadãos. Por isso, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba orienta que a população acione os telefones 190 (Polícia Militar) e 193 (Polícia Civil) caso tomem conhecimento de locais que continuem permitindo a aglomeração de pessoas durante este período. Policiais irão até os pontos indicados para conscientizar sobre a necessidade do isolamento domiciliar.

Serviços essenciais

Além de toda a rede de saúde em pleno funcionamento, para, além da demanda natural, coibir o avanço do novo coronavírus e atender os casos suspeitos e confirmados em estado grave, alguns serviços essenciais seguem funcionando em toda a Paraíba. É o caso dos supermercados e correlatos, farmácias, restaurantes (apenas para delivery), transporte público (com restrições) e as forças policiais e órgãos de fiscalização.

  • Supermercados, farmácias e postos de combustível

Supermercados, farmácias e postos de combustíveis estão funcionando normalmente em João Pessoa e Campina Grande. As informações foram confirmadas ao Portal Correio pela Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Sindicato das Farmácias (Sindifarma) e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipetro).

Já a Confederação dos Dirigentes Lojistas (CDL) informou que o comércio permanece funcionando com horário reduzido, das 9h às 15h, em João Pessoa.

  • Bancos e lotéricas

Os bancos e lotéricas em cidades e suas respectivas regiões metropolitanas que tenham casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ficarão com funcionamento suspenso. Já nas localidades onde ainda não foram confirmados casos do novo coronavírus, os bancos e lotéricas funcionarão restringindo o número de clientes em cada agência.

  • Restaurantes populares

Os restaurantes populares continuarão abastecendo à população. Porém, utilizarão de medidas restritivas, como a utilização de quentinhas para evitar o contato entre as pessoas. Além disso, a PMJP informou que os moradores de rua sejam contemplados com alimentação de forma gratuita. Já o Governo do Estado adotou uma maneira de chegar às pessoas em vulnerabilidade social, fazendo as entregas das quentinhas.

Transporte coletivo

Em João Pessoa,os serviços de ônibus da cidade estão suspensos, com exceção para os profissionais de saúde, que seguem com nove linhas especiais em circulação das 05h30 às 08h30 e das 17h às 20h. Já os transportes intermunicipais seguirão em funcionamento, mas com os horários reduzidos.

Em Campina Grande, os ônibus seguem em funcionamento, atendendo ao público, mas com a rota reduzida em apenas 32% do total. Além de operar em horário reduzido, com o último veículo saindo às 20h.

Portos e aeroportos

A Infraero informou neste domingo (22), por meio de nota, que todos os  47 terminais administrados pela empresa estão operacionais. A nota reafirma o que disse o Ministério da Infraestrutura na sexta-feira (20) de que  não há recomendação do Governo Federal para o fechamento da operação de aeroportos e portos.

Outras cidades

Além de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Bayeux, outras cidades da Paraíba também determinaram o cumprimento de medidas restritivas contra o novo coronavírus. É o caso de Patos e Monteiro, que também determinaram o fechamento dos estabelecimentos não essenciais, além das prefeituras e repartições públicas funcionarem em sistema de rodízio entre os funcionários.

Alternativas para a quarentena

Com o isolamento social, as pessoas procuram alternativas para cumprirem a quarentena com opções de lazer e entretenimento, mesmo que à distância. Por isso, artistas paraibanos estão realizando desde o último sábado (20), um festival de música e teatro via redes sociais, o #EuFicoEmCasaPB, que vai até o sábado (28), com programação virtual diariamente.

Governador orienta população

O governador da Paraíba, João Azevêdo, divulgou um vídeo em suas redes sociais na tarde do último domingo (22), sobre os cuidados que a população deve ter para enfrentar o novo coronavírus. Na oportunidade, ele pediu a compreensão da população para atender às medidas restritivas adotadas pelo governo, que visam proteger as pessoas, evitando a propagação do vírus.

https://www.instagram.com/tv/B-ClTaTJdc8/?igshid=veymvcxry1gz

Saiba mais sobre o coronavírus no vídeo abaixo

Comentários

Ailton José da silva disse:

Gostaria de saber se os voos para manaus está acontecendo normalmente?

Djailma Ramos disse:

Gostaria de saber se aeroporto de campina grande está funcionando

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.